terça-feira, 1 de setembro de 2009

Novidades literárias para Setembro

BERTRAND

Testemunhos da China – Vozes de uma Geração Silenciosa

Título: Testemunhos da China – Vozes de uma Geração Silenciosa
Autor: Xinran Xue
Editora: Bertrand Editora
N.º de Páginas: 496
P.V.P.: 24,95 €
Disponível a partir de 4 de Setembro

Durante mais de 20 anos, Xinran Xue compilou uma lista de pessoas com histórias fascinantes para descobrir. Nos últimos anos, viajou pela China com uma equipa de filmagens para as entrevistar. Testemunhos da China é o resultado desse trabalho.
«Este livro é uma homenagem à dignidade dos Chineses dos tempos modernos», escreve a jornalista e escritora no início da narrativa que reúne dezenas de relatos do quotidiano, sentimentos e ideais da geração de chineses que viveram sob o governo de Mao Tsé Tung.
Ao longo do livro, Xinran revela as histórias de pessoas que sobreviveram à Revolução Cultural feita pelo antigo líder chinês e cria um panorama do país que, de certa forma, é desconhecido até para os chineses.
A jornalista entrevistou homens e mulheres de até 97 anos, numa tentativa de conseguir depoimentos francos sobre um ponto bastante obscuro da história chinesa e o resultado está à vista: Testemunhos da China é um documento valioso, único e surpreendente, repleto de depoimentos ricos e cativantes.

Sobre Xinran Xue
Xinran nasceu em 1958 e a sua primeira recordação é a da Guarda vermelha a incendiar a casa dos seus pais, no início da Revolução Cultural. Foi «reeducada» num colégio, para lhe retirarem quaisquer vestígios contra-revolucionários e, no Exército, estudou Relações Internacionais e Informática. Em 1997, abandonou a China e mudou-se para Londres, onde começou a trabalhar num livro sobre a vida das mulheres chinesas, Mulheres da China.
Desde essa altura, manteve uma coluna regular no Guardian, apareceu frequentemente na Rádio e Televisão e publicou o aclamado O Sol Cai no Tibete, além de uma compilação de textos publicados no Guardian, intitulada What the Chinese Don’t Eat. Mora em Londres mas visita regularmente a China.


GAILIVRO

As Atribulações de Jacques Bonhomme

Título: As Atribulações de Jacques Bonhomme
Autor: Telmo Marçal
N.º de Páginas: 280
P.V.P.: € 16,90

“O primeiro contacto com a prosa eficiente e económica, directa, de Telmo Marçal introduz-nos de, forma imediata, nas regras do mundo em que viemos cair: Estamos realmente na jaula de fera encurralada, mas eis que, afinal, somos nós essa fera.(…)Há, no entanto, um motivo legítimo para entrarmos assim incautos: não temos por hábito encontrar este tipo de prosa esta forma de pensarmos o mundo, na nossa literatura portuguesa. (…) Somos perfeitos na caricatura mordaz. Mas quando se trata de construir mundos racionais, ainda que fechados e claustrofóbicos como os que aqui encontrarão, de imaginar uma alternativa ao nosso presente ou mesmo ao passado histórico idolatrado por este povo(ainda que não passe de uma versão expurgada dos pecados cometidos), quando, afinal, nos negam o romance das coisas não temos grande experiência… A nossa ficção científica, quando se manifesta, apropria-se normalmente de universos alheios que encontrara nas leituras dos romances estrangeiros; quando em raras ocasiões se aventura no caminho da especulação social, fá-lo timidamente ou assente em abordagens subjectivas ou puramente pessoais.
(…) em Telmo Marçal a opressão é total, implacável, e não há forma de escapar à intensidade ao que o momento presente nos impede de olhar para o futuro e nos força a sobreviver, a não ser pela ocasional ironia.
Ao ser composto por contos , e não uma visão única, conseguimos regressar em busca da ansiada golfada de ar.(…) A sensação de no-time, no-place não surge apenas como um artifício literário, mas como uma necessidade.(…) Atribuir-lhes uma data e uma referenciação geográfica seria retirar-lhes a universalidade das observações. No que lemos, encontramos o espelho de nós todos.”

Luís Filipe Silva

0 Comments: