sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Leituras Conjuntas das Marias II

Título:Uma Aventura na Amazónia
Autor:
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Editora: Editorial Caminho
P.V.P.: 5,49€

Sinopse:
Vai realizar-se em Manaus um congresso médico e a agência de viagens onde trabalha a mãe das gémeas é que está a organizar o evento. Por isso, a Teresa, a Luísa e o Pedro vão poder acompanhar as respectivas mães à Amazónia! Será que o Chico e o João desta vez ficam em casa? Ou vão poder desfrutar todos juntos do esplendor da maior (e mais fantástica!) floresta do mundo?
Uma aventura grandiosíssima no lugar mágico do encontro das águas, com botos, sucuris, pirarucús e uacaris à mistura!

A opinião de Maria Manuela:

As gémeas Teresa e Luísa e os seus amigos Pedro, João e Chico iniciam esta aventura logo por engendrar uma forma para que todos possam viajar até à Amazónia. Aí, grandes aventuras, desafio, descobertas e perigos esperam o grupo de amigos. Fabrício, Irineu e Valter são algumas das pessoas que se lhes vão juntar nesta aventura. Rapto, pepitas de ouro, venda de animais em extinção, magias, superstições são alguns dos temas aflorados nesta aventura. No final as autoras, que viajaram até à Amazónia, descrevem aquilo que viram e vivenciaram, desde tradições, costumes e aspectos próprios da floresta amazónica. Apontam ainda quais os aspectos reais e verídicos desta aventura, incluindo as próprias personagens, como são o caso de Irineu e Fabrício. Sabe bem, por vezes, ler este tipo de livros para manter o nosso espírito de meninice e sonhar… coisa que com o avançar da idade por vezes se vai perdendo.

Excertos:
“Na Amazónia não há impossíveis.”
“Mágico e cheio de mistérios que ainda não estão decifrados”.
“Falta descobrir muita coisa sobre esta floresta magnífica; animais e plantas que os cientistas ainda não estudaram, venenos que afinal podem ser usado para tratar doenças incuráveis, fenómenos que só os índios conhecem. E pelos vistos, árvores que servem de esconderijo aos feiticeiros”


A opinião de Maria Manuel:
Num ataque saudosista decidi adquirir este último livro da colecção Uma Aventura e posso dizer que a escrita de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada me continua a surpreender. Não vou dizer que este é o melhor livro de Uma Aventura, mas gostei bastante das peripécias pelas quais passaram as gémeas, João, Pedro e Chico, desta vez sem os seus amados cães, por terras brasileiras. Escolhi esta aventura na Amazónia porque talvez seja dos locais que gostaria de visitar, apesar de ter um imenso pavor a répteis e insectos. Mas acho que a beleza da região, me iria fazer esquecer esta minha fobia. Do Brasil apenas conheço Porto de Galinhas, localidade pitoresca, com gente acolhedora e que me impressionou deveras. De tal forma que sinto o desejo dela voltar um dia.
Nesta aventura, os jovens portugueses vão defrontar-se com uma situação de tráfico de animais, infelizmente muito frequente na Amazónia, que na sua maioria são vendidos para jardins zoológicos asiáticos e europeus, ou então para pessoas com dinheiro que desejam ter esses animais em casa. O problema é que muitos desses animais estão em vias de extinção. Durante a sua estada vão conviver com uma tribo de índios e vivem aventuras emocionantes. Acho que vou continuar a comprar mais livros destes para terminar a colecção começada há muitos anos atrás e que poderá servir como base de leitura para o meu rebento que vem a caminho.

Classificação: 3/5

0 Comments: