quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Bertrand edita “A noite do teu aniversário”

Título: A noite do teu aniversário
Autor: Lionel Shriver
Chancela: Bertrand Editora
N.º de Páginas: 500
P.V.P.: € 21,95
Disponível a partir de 25 de Setembro

Sinopse
“A noite do teu aniversário” é um livro sobre sexo, sim, e sobre a força do amor. É também um livro provocador, cru, sem rodeios, honesto, objectivo e capaz de gerar discussões que podem durar noites inteiras. Mais do que um retrato detalhado de uma densa relação e das personalidades que o compõem, o novo romance de Shriver é sobre as escolhas que se fazem a cada momento, em cada dia, e sobre as respectivas consequências.
No livro, tudo depende de um beijo. Irina está indecisa se avança ou não. Se trai o marido, a quilómetros de distância naquela noite, ou não. Se ignora o poder daquele homem ou se deve deixar-se levar por ele. Se finge que está tudo bem com a sua relação ou se faz o que tem vontade naquele momento.
É assim que começa este livro. E é assim que termina, diga-se. Até lá, Lionel Shriver divide o livro em narrativas paralelas, alternando capítulos sobre o que acontece na vida da protagonista a partir do momento em que esta decide beijar Ramsey e, simultaneamente, ao decidir não o fazer.
Irina McGovern, ilustradora de livros infantis, vive confortavelmente com Lawrence Trainer, e todos os Verões almoçam com o jogador profissional de snooker Ramsey Acton, para celebrarem o aniversário deste. Certo ano, depois do divórcio de Ramsey e quando Lawrence, especialista em terrorismo, se encontra em Sarajevo, Irina e Ramsey jantam juntos, e depois de alguns cocktails e marijuana, Irina sente-se tentada a beijar Ramsey.
E agora? Trair ou não trair?
Ambas as opções parecem acertadas, ambos os homens têm algo que cativa o leitor, ambas as situações têm vantagens e desvantagens mas haverá uma resposta perfeita no que às questões de amor diz respeito?

Sobre Lionel Shriver
Lionel Shriver é jornalista e escritora. Colabora com diversos jornais, entre outros, The Wall Street Jornal, The Philadelphia Inquirer e The Economist, e tem oito romances publicados.
A autora é casada com um músico de jazz e vive em Londres e Nova Iorque.

Sobre A Noite do Teu Aniversário
"Shriver dá-nos outro romance apaixonado... como portas de correr, a narrativa divide-se em duas, seguindo as curvas dramáticas de cada escolha."
Cosmopolitan

"Complexas e arrojadas, as astutas reflexões de Shriver irão intrigar quem já se tenha perguntado como teriam resultado as coisas se um impulso capaz de alterar o rumo da vida tivesse sido seguido ou ignorado."
People

"Um retrato complexo e firme da infidelidade… A autora encontra-se mais interessada em levantar questões acerca do amor e da fidelidade do que em argumentos moralistas. Os leitores perguntar-se-ão qual a melhor opção par Irina, mas Shriver consegue habilmente confundir qualquer tentativa de chegar a uma resposta definitiva."
Kirkus Reviews

0 Comments: