quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ASA publica “Tempo adiado”

Título: Tempo Adiado
Autora: Paula de Sousa Lima
N.º de Páginas: 192
Colecção: Autores Portugueses
P.V.P.: € 13

Sinopse
De 1875 a 1975 o tempo suspende-se na vila. Adia-se na brancura silenciosa e fria em que imergem as meninas, no dobrar ininterrupto dos sinos, nas fitas cor-de-rosa que as mulheres guardam nas malas de mão, na vacuidade antiga do seu olhar.
As conversas volteiam ao sabor do chá e das bolachinhas de manteiga, mas não iludem o dobrar omnipresente dos sinos. A dor é um bloco de granito que não se estilhaça e não há palavras para dizê-la. As palavras de Lia adiam-se ante a máquina de escrever, até ao momento da revelação.
Em cadernos pautados, a voz de Sara. O retrato de Sara, bisavó de Lia, velado pelo fumo do cachimbo do avô Abraão; o casarão onde Sara toca piano, a sua música a adiar o tempo em que fará o gesto sacrílego. O rasto desse gesto, até à remissão.
A voz eterna do mar, num búzio que Lia encontra na praia. Na praia o pai espera uma revolução que o há-de espoliar; a mãe só conhece a ausência das palavras, a ausência do avô Abraão. Na praia Lia já espera Tomás; depois o tempo adia-se na clausura do dobrar dos sinos. Lia perscruta metáforas e adia-se na brancura fria que paira sobre a vila, no espectro que é o casarão. Até às palavras de Sara, chegadas em cadernos pautados. E sobre as ruínas do casarão novamente Sara nas palavras reencontradas, no silenciar dos sinos.

Sobre Paula de Sousa Lima
Filha de pais açorianos, Paula de Sousa Lima nasceu em Lisboa e vive nos Açores desde os seis anos, com uma passagem por Moçambique.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e Mestre em Literatura Portuguesa, tem exercido funções de docente tanto no Ensino Superior como no Secundário, dedicando-se também à investigação, da qual resultaram artigos sobre literatura, língua e didáctica, publicados em revistas das especialidades.
Mantém, desde há vários anos, uma colaboração assídua em jornais, com crónicas e artigos sobre literatura e língua. É co-autora de uma obra de gramática (Explicações de Português), publicada pela ASA. No âmbito da actividade literária, publicou vários contos em jornais e nas revistas NEO e Insulana e dois romances – Crónica dos Senhores do Lenho e Variações em Dor Maior.

0 Comments: