quarta-feira, 1 de julho de 2009

Volto para te Levar - Guillaume Musso

Título: Volto para te Levar
Autor:
Guillaume Musso
Editora: Bertrand Editora
PVP: € 16,16

Sinopse
Vivam intensamente, amem intensamente. Nós pensamos sempre que temos tempo, mas não é verdade. Um dia tomamos consciência de que transpusemos o ponto de não retorno e que já não podemos voltar atrás. O momento em que nos apercebemos que deixámos passar a nossa oportunidade... Ethan, Céline, Jessie. Um homem, uma mulher, uma criança. Três personagens à beira do abismo. Que se vão encontrar, destruir-se e amar-se. Terão também eles ultrapassado o ponto de não retorno? Resta-lhes 24 horas para mudar as suas vidas. Mas será que o amor pode vencer a morte?

Excerto
"Vivam intensamente , amem intensamente Nós pensamos sempre que temos tempo, mas não é verdade. Um dia tomamos consciência de que transpusemos o ponto de não retorno e que já não podemos voltar atrás. O momento em que nos apercebemos que deixámos passar a nossa oportunidade…"

A opinião de Maria Manuela
Apesar de ser psicólogo, Ethan era quem realmente necessitava de acompanhamento e tratamento psicológico.
Depois de terminar duas relações amorosas sem especificar concretamente as razões para tal, Ethan torna-se um psicólogo sobejamente conhecido e famoso. Mas, a fama e o dinheiro não lhe trazem a felicidade e o bem-estar. O psicólogo vive uma felicidade fictícia, pois não cumpre à risca os pareceres que dá aos seus pacientes, nem segue os conselhos que transmite nos seus livros.
No dia em que o psicólogo é morto, sucede-se uma catadupa de acontecimentos inesperados. É neste dia que uma mulher desconhecida se encontra na sua cama, é neste dia que participa num programa televisivo famoso, é neste dia que conhece Jessie, é neste dia que se casa Céline, é neste dia que é procurado por uma dívida de jogo e é neste dia que se julga que tudo terminou.
Um dos grandes impulsores de ritmo desta história é que após a sua morte, Ethan tem a oportunidade para reviver o seu último dia de vida. Então, em menos de 24 horas, o psicólogo tenta alterar o rumo das coisas, tenta mudar o seu destino e o das pessoas com quem ele conviveu no seu último dia de vida. Mas, o grande objectivo de Ethan é mesmo descobrir quem é afinal o seu assassino.
Confesso que fiquei bastante surpreendida quando descobri quem era o seu assassino… o meu palpite ia para o noivo de Céline.
Enigmático, curioso, intrigante, misterioso e um final completamente imprevisível. É assim que defino este novo livro de Guillaume Musso.
No fundo, a mensagem que Musso nos tenta transmitir é que devemos viver o dia de hoje como se fosse o último da nossa vida. Infelizmente, sabemos que nem sempre isso é possível fazer, dado as condições e circunstâncias que muitas vezes nos rodeiam.

Excertos:
“A sabedoria nunca é servida numa bandeja. Senão, não seria sabedoria.”

“Devíamos ver-nos sempre como gente que vai morrer amanhã. É o tempo que pensamos ter ainda à nossa frente que nos mata” [Elsa Triolet]

“Mas será que num único dia, nos podemos redimir dos erros de toda a nossa vida?”

“E num último sopro, percebo tudo:
que o tempo não existe,
que a vida é o nosso único bem,
que não a devemos desprezar,
que todos nós estamos ligados,
e que o essencial escapar-nos-á sempre.”

A opinião de Maria Manuel
E se por alguma razão tivesse a oportunidade de poder alterar os acontecimentos de um dia? Será que mudávamos alguma coisa do que fizemos antes? E será que isso seria determinante para mudar completamente as nossas vidas?
Guillaume Musso surpreendeu-me, mais uma vez, com este livro e arrisco-me a dizer que até agora foi o livro que mais gostei de ler do autor. Um livro que se lê num ápice, e que revela sempre qualquer coisa em cada capítulo. Etha, Céline e Jessie são três personagens que se cruzam no dia 31 de Outubro de 2007 e vão descobrir realidades surpreendentes sobre as suas vidas.
A procura da fama e do sucesso profissional levam a que Ethan deixe um passado tranquilo, ao lado da sua noiva e do seu melhor amigo Jimmy e parte para uma nova vida longe da construção civil. Anos mais tarde, Ethan acaba também por abandonar aquela que será a mulher da sua vida, e abandona-a pelo mesmo motivo: fama.
15 anos mais tarde vemos Ethan com uma próspera carreira, mas a nível pessoal é um homem vazio, sem vida. E mal sabe que em apenas um dia a sua vida vai mudar radicalmente. Conhece Jessie, reencontra Céline, mas esse conhecimento e reencontro não são como o esperado e tudo corre mal. Sem que se aperceba, o destino vai possibilitar-lhe viver essa vida um outra vez para consiga limar algumas arestas e tentar mudar o rumo dos acontecimentos.

Excertos
“…Ethan não se dava a ninguém. A partilha, o amor, a ternura eram sentimentos que se lhe tinham tornado estranhos. De repente, apercebeu-se de que não tinha um único amigo, desde a hora em que abandonara cobardemente Jimmy nas ruas de Nova Iorque, há 15 anos”.
“A raiva é a ignorância, e a ignorância é o sofrimento”.
“O destino não existe. O destino é a desculpa dos que não querem responder pelas suas vidas”.
“Na vida, nunca nada está decidido e há sempre uma solução para qualquer problema”.
“Lê porque é inteligente e é inteligente porque lê… todo o saber que encontra nos livros serve-lhe de uma maneira concreta”.

Classificação: 4/5

0 Comments: