terça-feira, 7 de julho de 2009

Rebeldes - Anna Godbersen

Título: Rebeldes
Autor:
Anna Godbersen
Editora: Editorial Presença
Colecção: Princesas de Nova Iorque
N.º na Colecção: 1
Data 1.ª Edição: 02/07/2009
N.º de Edição:
N.º de Páginas: 312
P.V.P.: € 15,00
Site: http://www.theluxebooks.com

Sinopse: Rebeldes é o primeiro da série Princesas de Nova Iorque destinada a um público juvenil e eminentemente feminino. Esta história acompanha um grupo de jovens pertencentes à nata da sociedade nova-iorquina dos finais do século XIX. Elizabeth e Diana são filhas de uma das mais prestigiadas famílias. Num ambiente sumptuoso, caracterizado através da moda, dos ambientes ricamente decorados e da esplendorosa arquitectura da Gilded Age, vivem como verdadeiras princesas. Mas a verdade é que o estatuto social lhes impõe pesados sacrifícios, como acontece à primogénita, Elizabeth, cuja vida é alvo de mexeriquices e invejas que inspiram as colunas sociais da imprensa da época, mas que se vê compelida a aceitar um casamento por conveniência. Um romance escrito sob a inspiração de Edith Wharton, em que a idade da inocência é tudo menos inocente.

A minha opinião:
Nova Iorque… finais do século XIX
Após o falecimento do patriarca, a família Holland, que goza de boa reputação no seio da sociedade nova-iorquina, tem que tomar medidas urgentes para solucionar a sua situação financeira. A mãe, Louisa Holland, que julgava que o seu marido tinha uma grande fortuna, foi surpreendida com o caos financeiro em que ele a deixou e às suas duas filhas, Elizabeth e Diana. Ambas as jovens eram frequentadoras das festas mais badaladas, conhecedoras das famílias mais tradicionais e mais abastadas daquele meio.
Uma sociedade caracterizada por algum desregramento e podridão, tendo em conta que muitas vezes os meios utilizados não eram os mais correctos para atingir os fins desejados.
E, foi isso mesmo que Louisa Holland propôs à sua filha mais velha, que se casasse com Henry Schoonmaker, mesmo não gostando dele. Por outro lado, o pai de Henry impôs-lhe que se casasse com Elizabeth, pois pertencia a uma família prestigiada e isso, seria uma mais-valia na sua candidatura a mayor. Mas, será que este casamento em que não existe qualquer pinga de amor se vai realmente concretizar?
Elizabeth está apaixonada pelo seu amigo de infância e actual criado da família, Will. Mas, o verdadeiro amor de Elizabeth (Will) também era disputado por Lina.
Henry é um verdadeiro “bon-vivant” e que está sempre rodeado de várias mulheres. Mas, há duas que atraem a sua atenção e que estão intimamente ligadas a Elizabeth: Penélope, uma das suas melhores amigas e, Diana, a sua irmã mais nova.
Uma história apaixonante, marcada por vários condicionalismos inerentes à época e ao meio social em que esta história se insere. Uma sociedade em que, muitas vezes, o poder monetário e título familiar era mais importante que tomar uma decisão de acordo com os seus reais princípios ou valores. Uma sociedade marcada pela vida boémia e o luxo, em que cada um tenta sempre parecer e ser melhor que o outro; em que as jovens fazem de tudo para chamar a atenção dos homens mais cobiçados; em que as regras sociais proliferam mas há sempre quem as ouse contornar ou ignorar; em que os pais controlam o destino dos seus filhos mediante os seus próprios interesses.
Esta história inicia-se com o anúncio do funeral de Elizabeth Holland. Depois de todo o enredo girar em torno da sua vida e daqueles que lhe são mais próximos, só no final do livro, é que o leitor descobre o que realmente sucedeu para que Elizabeth tivesse “partido” tão cedo…
“Rebeldes” revelou-se uma leitura muito agradável com um enredo bastante rico e interessante.

Citações:
“Os leitores vão render-se a este drama inteligente e mordaz de amigos, amantes, mentiras e traições.”
Kirkus Reviews
“Nesta telenovela deliciosa, jovens abastadas de Manhattan têm romances proibidos, traem amigos e comportam-se da pior maneira possível.”
Library Journal

Classificação:
4/5

3 Comments:

Carla Martins said...

adorei a resenha...o livro deve ser ótimo!!!

slayra said...

Eh, não sabia que este livro estava publicado em PT! Tenho uma cópia em inglês há imenso tempo aqui para ler! Acho que vou pô-la na minha pilha, depois desta crítica! ^^

Shakura said...

Ja Sairam dois livros. Nunca mais saem os outros dois.

Esta colecção é um máximo!! Recomendo!! :D