sexta-feira, 17 de julho de 2009

“Senhora Oráculo” publicado em Portugal

No próximo dia 24 de Julho vai estar disponível a obra “Senhora Oráculo”, de Margaret Atwood. Em Portugal esta será a primeira edição do livro e está a cargo da Bertrand.
Em “Senhora Oráculo”, Margaret Atwood traça o retrato de uma mulher que não pôde realizar a quase totalidade dos seus projectos mas que, ainda assim, continua a recriar-se e a procurar o sentido profundo da sua existência. Senhora Oráculo é, em verdade, um romance notável que esclarece uma vez mais por que razão Margaret Atwood é considerada uma das melhores escritoras do nosso tempo.
Não é um romance feminino, não é um policial, não é mais um livro de Verão. É um romance inesquecível e intemporal, pleno de poesia e magia, de uma das maiores escritoras da actualidade.

Joan Foster: personagem principal de Senhora Oráculo, cuja trajectória de vida é irremediavelmente marcada por acontecimentos desconcertantes ou divertidos, a começar pela sua própria morte. Vive dividida entre o que gostaria de ser e o que os outros permitem que ela seja.
Arthur: marido de Louisa K. Delancourt, pseudónimo de Joan Foster, autora de romances góticos. Não desconfia da dupla identidade da mulher.
Terremoto: pequena vila italiana onde Joan tenta começar uma vida nova após forjar a sua morte e fugir do Canadá. É aqui que Joan cria uma outra biografia e reescreve a personagem que ela viveu durante os últimos 30 anos: a criança obesa, menosprezada e perseguida pela mãe, a herdeira que teve de emagrecer forçosa e drasticamente para receber o dinheiro que a tia lhe deixou, a jovem que perdeu a virgindade com um homem de quinta categoria, o casamento com Arthur…
Rir: aquilo que o leitor não consegue deixar de fazer ao ler certas (e são muitas) passagens do livro, sobretudo aquelas que se relacionam com o porco-espinho real.
Recomendações: livro não aconselhado a quem nunca pensou reinventar a sua própria vida. Através desta longa (mas alegre) jornada de Joan, Atwood traça o retrato de uma mulher que não pôde realizar a quase totalidade dos seus projectos mas que, ainda assim, continua a recriar-se e a procurar o sentido profundo da sua existência.

Sobre a autora:
Margaret Atwood, poetisa, ensaísta e romancista, é uma das maiores escritoras da actualidade. É-o pela sua versatilidade, pela energia participativa que emana das suas obras e sobretudo pela força original e eminentemente contemporânea da sua voz. Não admira, portanto, que o seu nome irrompa amiúde para o Nobel da Literatura. Entretanto, o seu trabalho foi já galardoado com o Prémio Arthur C. Clarke, o Booker Prize, o Governor General’s Award e o Prémio Príncipe das Astúrias. Foi também notabilizada com a Ordem do Canadá, a mais alta distinção do seu país. Está traduzida para mais de 35 línguas.

Opiniões:
“Se apenas se sente segura com a realidade «das nove às cinco», provavelmente não vai gostar dos seus livros. Mas se lhe apetece levantar voo, experimente”
Cosmopolitan

“Astuto, divertido, inteligente, honesto, irónico.”
Scotland on Sunday

“Engraçado, comovente, enérgico e cheio de vida.”
Newsweek

“Um livro rico, subtil, profundo, delicado e nutritivo. Tudo é alegria, mas é um livro que fica connosco. Ela tem mesmo muito para nos contar.”
Philadelphia Inquirer

“Uma escritora verdadeiramente talentosa... Alterna entre a sátira e o lirismo.”
Time

“Um romance muito divertido, narrado com leveza, uma imparcialidade irónica e muita arte.”
Washington Post Book World

“Brilhante e divertido. Nem consigo explicar como é estimulante: tudo nele funciona. Um livro extraordinário.”
Joan Didion

“Leia-o pela sua graciosidade, pela boa história e pela ajuda que vai prestar ao seu universo de fantasia.”
The Globe and Mail

“Maravilhoso e divertido.”
Maclean's

“Um jogo cómico, maravilhoso e despretensioso – um romance excelente: inventivo, divertido e um prazer de leitura.”
Mordecai Richler

3 Comments:

Anónimo said...

O Compartilhando Leituras está fazendo uma discussão, você é contra ou a favor de baixar livros pela internet? Participe da enquete na barra lateral do blog e deixe sua opinião nos comentários, vamos compartilhar essa discussão!

Obrigada

Carla Martins said...

Oláááá!!! Adorei seu comentário lá no blog! :)

Beijos!

Paula Abreu Silva said...

Gostei bastante da sinopse e fiquei curiosa quanto ao livro !

Bjinhos e Boas Leituras