No próximo mês de Novembro assinalam-se os 20 anos da queda do Muro de Berlim. Foi a 9 de Novembro de 1989.
O muro caiu e com ele a barreira física entre a parte ocidental e oriental da Alemanha. Entretanto, o país reunificou-se e esqueceram-se aqueles que faleceram ao longo dos 28 anos da existência do Muro. Mas as suas histórias, essas, jamais serão esquecidas.
Peter Molloy reuniu estas histórias (às vezes felizes outras nem tanto) e fez nascer “O Mundo Perdido do Comunismo - História Oral do Quotidiano do Outro Lado da Cortina de Ferro”, em vídeo (que pode ser visualizado em http://video.google.com/videoplay?docid=5302179309927381360) e em livro.
No nosso país, o livro de Peter Molloy vai estar disponível a partir do próximo mês de Outubro, sob a chancela da Bertrand.
Nele podem der encontrados testemunhos de membros de bandas punk, agentes secretos, stripers, ginastas, actrizes, escritores, cosmonautas... pessoas comuns, com os mais variados pontos de vista e uma linguagem dita ”de café”. O documentário da BBC que é o “gémeo” do livro (os mesmos entrevistados, o mesmo autor) é, segundo os críticos, absolutamente genial e bom como o livro.
Grande Angular - Dias difíceis, Tempos férteis
-
Por António Barreto
*É* *possível pensa*r o pior dos tempos que vivemos. Há eleições a mais ou
sem resultados que permitam viver melhor. Há hostilidade e...
Há 1 dia
1 Comment:
Nossa, genial! Fiquei louca pra conferir!
Post a Comment