segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Biografia de Raul Solnado da autoria de Leonor Xavier disponível a partir de hoje

O novo livro de Leonor Xavier, “Raul Solnado – A Vida não se Perdeu”, vai ser apresentado hoje na Sociedade Portuguesa de Autores. A sessão de apresentação tem início marcado para as 19 horas.

Título: Raul Solnado - A vida não se perdeu
Autor: Leonor Xavier
N.º de Páginas: 368
P.V.P.: € 18
Editora: Oficina do Livro

«Façam o favor de ser felizes!»
Raul Augusto Almeida Solnado nasceu na Madragoa, Lisboa, em 19 Outubro de 1929. Este foi o bairro que o viu nascer, crescer e estrear-se nos palcos da Sociedade Guilherme Cossoul. A convite de José Viana, em 1951, participa no espectáculo Sol da Meia-Noite, no Maxime, e aqui começa uma carreira com meio século, com sucesso no Brasil e em África.Esta biografia dá-nos a conhecer a vida dentro e fora dos palcos do maior humorista português, as amizades e as paixões, os amigos que partiram, os segredos guardados para lá das cortinas e das câmaras. Raul Solnado - A vida não se perdeu revela-nos a história ímpar de um homem que amou uma cidade, uma arte e que vivendo sob o signo do êxito ensinou um país a rir.«Vivia como um sonho, já não tinha que inventar desculpas por entrar em casa de madrugada. Cheguei junto do meu pai e disse-lhe que não se preocupasse mais comigo. Disse-lhe também que não trabalharia mais na oficina, nem estudar contabilidade. Queria ser actor.»«Nós, os do teatro, somos vendedores de sonhos. O público compra um bilhete e não leva nada para casa. Se entra numa loja e compra uma gravata, leva uma gravata. Aqui leva sonhos.»«Quando Deus me estende a mão, aperto-lha com cordialidade e depois despeço-me, dizendo-lhe que tenho de ir ao trabalho.»

Leonor Xavier
Leonor Xavier é licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Viveu no Brasil entre 1975 e 1987. Jornalista, foi correspondente do Diário de Notícias no Rio de Janeiro e redactora da revista Máxima.É autora da biografia Maria Barroso, “Um Olhar sobre a Vida”. Publicou os romances “Ponte-Aérea” e “O Ano da Travessia” e o ensaio “Portugal, Tempo de Paixão”, sobre o processo revolucionário de 1975. O seu livro mais recente, “Casas Contadas”, é a história de vida da própria autora.Na Oficina do Livro, Leonor Xavier publicou o livro de crónicas “Colorido a Preto e Branco”, os romances “Botafogo” e (em co-autoria) “Treze Gotas ao Deitar”.Foi companheira de Raul Solnado durante quinze anos.

1 Comment:

Carla Martins said...

Parece ser ótimo!!! Você vai no lançamento?

beijos!