Título: De Alma e Coração
Autor: Maeve Binchy
Editor: Bertrand Editora
Colecção: Grandes Romances
Edição/reimpressão: 2009
N.º de páginas: 368
P.V.P: 18,50 €
Sinopse:
Clara Casey tem muito com que se ocupar. A sua filha Adi vive numa eterna luta contra ou a favor de alguma causa: o ambiente, as baleias ou a criação de animais ao ar livre. Linda, a outra filha, experimenta uma sequência de relações falhadas. Além disso, Clara tem vindo a receber uma indesejada atenção por parte do ex-marido e confiaram-lhe a inglória tarefa de montar uma clínica com escassos fundos.Não tarda contudo a que aquela clínica se torne um elemento essencial da comunidade, trazendo para o local novas pessoas, com as suas histórias e os seus sonhos. Com a astúcia, o humor e a compaixão a que nos habituou, Maeve Binchy traz-nos uma história de família, amigos, médicos e pacientes - todos eles parte de uma comunidade num momento de transição.
A minha opinião:
A criação de uma clínica de cardiologia dá o mote para este livro de Maeve Binchy.
Clara Casey foi indicada como médica responsável para reformular um armazém abandonado pertencente ao Hospital de St. Brigid. Terá que enfrentar o administrador do hospital, Frank Ennis, que preferia ter vendido o espaço. No entanto, Clara Casey consegue criar um espaço agradável, acolhedor e, no decorrer das obras de reestruturação e requalificação do espaço, começa a contactar com aqueles que serão depois os funcionários da clínica. A primeira é Ania, uma rapariga polaca que fugia do seu passado e queria ganhar dinheiro para enviar para a mãe. Ania é considerada uma “mulher dos sete ofícios”, sempre disponível para ajudar e fazer qualquer coisa. Seguem-se as enfermeiras Bárbara e Fiona, o médico-cardiologista Declan Carrol, a assistente Hilary, o segurança Tim, e muitos outros que foram dando vida, ritmo e dinamismo a uma clínica que rapidamente se tornou conhecida e passou a ser muito frequentada. Ali, os pacientes e respectivas famílias, eram tratados de forma carinhosa, como se fossem membros da família.
Entretanto, Clara Casey tem que conciliar tudo o que se vai passando na clínica de cardiologia, com a gestão de sua casa. Compreender e aceitar os comportamentos distintos das suas duas filhas, revela-se tarefa árdua. A mais velha, Linda, vive subjugada às lutas e ideais defendidos pelo namorado. Por outro lado, Adi, não consegue encontrar um rumo para a sua vida e vive à custa da mãe. A juntar-se às filhas, tem que enfrentar o marido Alan aliás, ex-marido, muito embora ainda não lhe tivesse assinado os papéis do divórcio.
A forma como a autora vai inserindo novas personagens no enredo, sem que de alguma forma, abrande o ritmo da história, é simplesmente fabuloso. Sucedem-se assim, várias histórias e casos dentro do contexto principal da narrativa. A clínica de cardiologia acaba por se tornar o ponto de encontro de várias pessoas, onde estas narram, trocam e partilham experiências de vida.
O facto de surgirem muitas personagens ao longo da história, não a torna de todo maçadora, muito pelo contrário. Maeve Binchy consegue prender o leitor, descrevendo a Alma e o Coração de cada uma dessas personagens.
A cada novo caso, um novo final… uma nova surpresa no livro. Finais esses, realistas sem muitas “florzinhas” e adornos… e que nos fazem realmente pensar!
Classificação: 4/5
quinta-feira, 11 de junho de 2009
De Alma e Coração - Maeve Binchy
Publicada por Maria Manuela à(s) 11.6.09
Etiquetas: Maeve Binchy
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)
4 Comments:
Que legaaaaal....adorei!
Este Blog está genial :)
Eu adoro ler, por isso achei o máximo este Blog que nos dá a conhecer tantos livros!
Excelente trabalho :)
xoxo
Su
Oiii...
Tem um selinho para você lá no compartilhando leituras, espero que goste, beijos!
Su, obrigada pelos elogios ao blogue. De facto, fazemos da leitura o nosso passatempo preferido, daí ser uma grande variedade de livros e leituras.
Mariane, obrigada pelo selinho.
Beijinhos das Marias
Post a Comment