quinta-feira, 11 de junho de 2009

De Alma e Coração - Maeve Binchy

Título: De Alma e Coração
Autor: Maeve Binchy
Editor: Bertrand Editora
Colecção: Grandes Romances
Edição/reimpressão: 2009
N.º de páginas: 368
P.V.P: 18,50 €

Sinopse:
Clara Casey tem muito com que se ocupar. A sua filha Adi vive numa eterna luta contra ou a favor de alguma causa: o ambiente, as baleias ou a criação de animais ao ar livre. Linda, a outra filha, experimenta uma sequência de relações falhadas. Além disso, Clara tem vindo a receber uma indesejada atenção por parte do ex-marido e confiaram-lhe a inglória tarefa de montar uma clínica com escassos fundos.Não tarda contudo a que aquela clínica se torne um elemento essencial da comunidade, trazendo para o local novas pessoas, com as suas histórias e os seus sonhos. Com a astúcia, o humor e a compaixão a que nos habituou, Maeve Binchy traz-nos uma história de família, amigos, médicos e pacientes - todos eles parte de uma comunidade num momento de transição.

A minha opinião:
A criação de uma clínica de cardiologia dá o mote para este livro de Maeve Binchy.
Clara Casey foi indicada como médica responsável para reformular um armazém abandonado pertencente ao Hospital de St. Brigid. Terá que enfrentar o administrador do hospital, Frank Ennis, que preferia ter vendido o espaço. No entanto, Clara Casey consegue criar um espaço agradável, acolhedor e, no decorrer das obras de reestruturação e requalificação do espaço, começa a contactar com aqueles que serão depois os funcionários da clínica. A primeira é Ania, uma rapariga polaca que fugia do seu passado e queria ganhar dinheiro para enviar para a mãe. Ania é considerada uma “mulher dos sete ofícios”, sempre disponível para ajudar e fazer qualquer coisa. Seguem-se as enfermeiras Bárbara e Fiona, o médico-cardiologista Declan Carrol, a assistente Hilary, o segurança Tim, e muitos outros que foram dando vida, ritmo e dinamismo a uma clínica que rapidamente se tornou conhecida e passou a ser muito frequentada. Ali, os pacientes e respectivas famílias, eram tratados de forma carinhosa, como se fossem membros da família.
Entretanto, Clara Casey tem que conciliar tudo o que se vai passando na clínica de cardiologia, com a gestão de sua casa. Compreender e aceitar os comportamentos distintos das suas duas filhas, revela-se tarefa árdua. A mais velha, Linda, vive subjugada às lutas e ideais defendidos pelo namorado. Por outro lado, Adi, não consegue encontrar um rumo para a sua vida e vive à custa da mãe. A juntar-se às filhas, tem que enfrentar o marido Alan aliás, ex-marido, muito embora ainda não lhe tivesse assinado os papéis do divórcio.
A forma como a autora vai inserindo novas personagens no enredo, sem que de alguma forma, abrande o ritmo da história, é simplesmente fabuloso. Sucedem-se assim, várias histórias e casos dentro do contexto principal da narrativa. A clínica de cardiologia acaba por se tornar o ponto de encontro de várias pessoas, onde estas narram, trocam e partilham experiências de vida.
O facto de surgirem muitas personagens ao longo da história, não a torna de todo maçadora, muito pelo contrário. Maeve Binchy consegue prender o leitor, descrevendo a Alma e o Coração de cada uma dessas personagens.
A cada novo caso, um novo final… uma nova surpresa no livro. Finais esses, realistas sem muitas “florzinhas” e adornos… e que nos fazem realmente pensar!

Classificação: 4/5

4 Comments:

Carla Martins said...

Que legaaaaal....adorei!

Susana Rodrigues said...

Este Blog está genial :)
Eu adoro ler, por isso achei o máximo este Blog que nos dá a conhecer tantos livros!
Excelente trabalho :)
xoxo
Su

Anónimo said...

Oiii...

Tem um selinho para você lá no compartilhando leituras, espero que goste, beijos!

Maria Manuel Magalhães said...

Su, obrigada pelos elogios ao blogue. De facto, fazemos da leitura o nosso passatempo preferido, daí ser uma grande variedade de livros e leituras.

Mariane, obrigada pelo selinho.

Beijinhos das Marias