quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Hilter e a família Tchekova em livro - Uma história verídica e apaixonante

Título: O Mistério de Olga Tchekova
Autor: Antony Beevor
Chancela: Bertrand Editora
N.º de Páginas: 280
PVP: 17,95 €
Tradução: Rita Guerra
Disponível a partir de 26 de Fevereiro


Em O Mistério de Olga Tchekova, Antony Beevor, historiador e autor de uma vasta obra (Dia D, Estalinegrado, A Guerra Civil de Espanha e Paris Após a Libertação, entre outros, todos editados pela Bertrand), faz uso de um conjunto de entrevistas, artigos, livros e pesquisas para reconstruir a surpreendente história de uma família – a de Olga Tchekova – durante um dos períodos mais atribulados da história do século XX.


Na verdade, mais do que relatar o surpreendente percurso de Olga Tchekova, Antony Beevor revela segredos e crueldades do nazismo e do estalinismo (a própria actriz parece ter “um pé em cada lado”), acompanha toda a revolução, a ascensão de Hitler e os horrores resultantes da invasão nazi da União Soviética. Meio biografia, meio ensaio histórico, o autor começa por questionar a qualidade de vida da actriz preferida de Hilter durante este período já que teria sido difícil para Olga Tchekova viver tão bem numa situação de guerra, em especial quando a sua etnia saíra provisoriamente vencida, sem oferecer uma moeda de troca ao país dominador. Terá sido a actriz preferida de Hitler uma espia russa? O raciocínio de Beevor parece dispensar provas. Acreditando sempre na alta probabilidade de que assim tenha sido, a história da actriz como ele a descreve contém muitos ingredientes fascinantes que acabam por surpreender bem mais pelo alcance do seu papel ao lado do ditador do que pelo mundo glamouroso em que se movimentava. Baseado em documentos verídicos, O Mistério de Olga Tchekova é, como definiu o jornal Evening Standart, “uma fascinante história de espionagem, puro entretenimento e uma investigação admirável”.

Sobre o autor:
Antony James Beevor nasceu a 14 de dezembro de 1946 e é um escritor e historiador britânico, com formação na conceituada Real Academia Militar de Sandhurst, onde foi discípulo do mais respeitado historiador britânico sobre a Segunda Guerra Mundial, John Keegan. Descendente de uma família de mulheres escritoras, Beevor escreveu na última década Paris Após a Libertação, 1944-1949 (escrito com a mulher, Artemis Cooper), Estalinegrado (vencedor do Samuel Johnson Prize, do Wolfson Prize na área de História e do Hawthorden Prize na área de Literatura); A Queda do Muro de Berlim - 1945, vencedor do primeiro Longman – History Today Trustee’s Award e, mais recentemente, A Guerra Civil de Espanha, todos considerados dos melhores e mais detalhados trabalhos sobre algumas das cruciais batalhas do conflito mundial.

0 Comments: