domingo, 7 de março de 2010

Depois da estreia no grande ecrã a estreia nas livrarias nacionais: "Uma Outra Educação"

Título: Uma Outra Educação
Autor: Lynn Barber
Chancela: Bertrand Editora
N.º de Páginas: 192
PVP: 15,90 €
Tradução: Ester Cortegano
Disponível a partir de 5 de Março


Sinopse:
Os meus pais tinham sido educados como Metodistas, mas, quando me tiveram, a sua religião era educação, educação, educação. Fui criada desde o berço para passar todos os exames possíveis, ganhar todas as bolsas de estudo possíveis, e ir para a Universidade – Cambridge se fosse inclinada para as matemáticas como o meu pai, ou Oxford se me provasse “artística” como a minha mãe. Posto isto, diga-se antes de mais, nem Cambridge nem Oxford, o destino da protagonista foi bem diferente. E acrescente-se, desde já, que nem só de educação trata este livro (entretanto adaptado para o grande ecrã e nomeado para os Óscares). Uma Outra Educação também fala da revolta contra o sistema, da falta de perspectivas de carreira que as mulheres tinham na década de 60, do fascínio pelo homem mais velho e experiente e de ousadias.
O livro relata a história de Lynn Barber, uma adolescente quase a tornar-se mulher, e está ambientado na Inglaterra do início dos anos 60 (em pleno auge do conservadorismo que se desenvolve no período pós-guerra), e no início da década de 70, uma década que acaba mais tarde por se livrar de todas as amarras que marcaram a década anterior. Aos 16 anos, numa paragem de autocarro, a jornalista Lynn Barber apanhou boleia de um atraente homem mais velho no seu carro desportivo – e a sua vida quase ficou destruída. Outrora uma rapariga inteligente e confiante, a caminho de Oxford, ela começou uma relação que, incrivelmente, foi encorajada pelos seus pais convencionais e suburbanos e que a levou ao mundo semicriminoso da Londres no início dos anos 60.
Eis então o início de Uma Outra Educação, o livro que foi entretanto adaptado ao cinema, com argumento de Nick Hornby e participações de Carey Mulligan e Alfred Molina, e está nomeado para diversos Globos de Ouro e igualmente para os Óscares, incluindo o de Melhor Filme.

Ver trailer: http://www.youtube.com/watch?v=pTu5AmUYxE8

Sobre a autora:
Lynn Barber estudou Literatura Inglesa em Oxford. Começou a sua carreira no jornalismo na Penthouse, e desde então tem trabalhado numa série de jornais britânicos e na Vanity Fair. Actualmente, escreve no Observer. Publicou dois volumes das suas célebres entrevistas.

1 Comment:

Ana Raquel Sardinha said...

Olá, deixei-te um selo em http://leituraoasis.blogspot.pt/2012/06/selo-liebster-blog.html
Espero, que não te importes