terça-feira, 2 de março de 2010

Intervenção - Robin Cook

Título: Intervenção
Autor: Robin Cook
Colecção: Obras de Robin Cook
Preço: 22.90€
Pp.: 304

Sinopse:
Quando Jack Stapleton efectua uma autópsia a um promissor jovem universitário recentemente graduado que fora há pouco tratado por um quiropata, começa a investigar medicinas alternativas. É rapidamente confrontado com a questão do que leva algumas pessoas a rejeitarem os estabelecimentos médicos e a procurarem ajuda em terapias baseadas em ciências duvidosas, filosofias orientais ou até curandeiros de fé. E a sua obsessão cresce quando é diagnosticado um cancro ao seu filho.
É então que dois antigos colegas de Jack se cruzam na sua vida. Shawn Daughtry, um arqueólogo de renome, e James O’Rourke, cardeal da arquidiocese de Nova Iorque. Shawn fez uma descoberta espantosa num souq no Cairo: um antigo códice cujo conteúdo lhe pode trazer fama internacional. A sua descoberta leva-o numa viagem secreta ao túmulo de São Pedro, na cripta da basílica em Roma, onde espera desenterrar um ossário com 2000 anos cujo conteúdo pode ter implicações médicas e eclesiásticas avassaladoras.
Shawn mal pode esperar para confessar a sua descoberta ao seu antigo colega James O’Rourke: um tesouro que pode pôr em risco a infalibilidade papal. Num esforço desesperado para proteger a sua igreja e as suas ambições políticas, James procura o seu amigo Jack para que este o ajude a proteger um segredo explosivo, com o poder de mudar vidas para sempre.

A minha opinião:
Este último livro de Robin Cook é um pouco diferente dos que tenho lido do mesmo autor. Ao contrário da habitual história médica, Cook debruça-se mais sobre um mistério muito ao estilo de Dan Brown. O já habital Jack Stapleton depara-se, desta vez, com um caso de uma jovem de 27 anos que morreu subitamente sem causa aparente. No entanto, quando autopsia o corpo, descobre uma anomalia no seu pescoço que, após ter falado com a mãe dela descobre que a vítima tinha ido recentemente a um quiroprático para que este “curasse” uma dor de cabeça. O quiroprático incidiu sobre a dissecação das artérias vertebrais e foi essa a causa da morte da jovem Keara. Após se revelar contra as medicinas alternativas e causar algum embaraço ao próprio Instituto de Medicina Legal por se deixar levar pelos instintos e quase chegar a vias de facto com o quiroprático, Jack deixa de lado a investigação e passa a interessar-se mais pela descoberta do seu amigo de faculdade Shawn que, no mesmo dia em que Keara morre, descobre, no Egipto, um dos primeiros livros que substituíram o pergaminho. Um códice feito à mão com mais de 1500 anos. Foi conservado durante mais de um milénio e meio, selado num frasco e enterrado na areia. Nesse livro, Shawn encontrou uma carta escrita no ano de 121, por um bispo septuagenário da cidade de Antioquia chamado Saturnino, o que o faz partir para Roma com a sua mulher Sana, a fim de tentarem descobrir onde estão os restos mortais da Virgem Maria. Essa descoberta vai juntar os “Três Mosqueteiros”, assim se intitulavam quando andavam na faculdade, Jack, Shawn e James O’Rourke, bispo da arquidiocese de Nova Iorque, este último com o intuito de tentar travar a descoberta do amigo, descoberta essa que poderá revolucionar a igreja católica.
Apesar de diferente do que tenho lido, recomendo mais um livro de Robin Cook que de certeza não vai decepcionar os fãs do autor. Um livro que fala sobre medicinas alternativas, segredos religiosos e mostra um outro lado de Jack, que se vê a braços com um grave problema em casa: o filho de quatro meses sofre de um grave caso de cancro.

Classificação: 5/5

0 Comments: