domingo, 17 de janeiro de 2010

O Monte dos Vendavais - Emily Brontë

Título: O Monte dos Vendavais
Autor: Emily Brontë
P.V.P.: 16 €
Data 1ª Edição: 20/10/2009
Nº de Edição:
Nº de Páginas: 320
Colecção: Obras Literárias Escolhidas
Nº na Colecção: 9

Sinopse:
O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.

A minha opinião:
Um livro magistral que me apaixonou desde a primeira página. Emily Brontë soube criar, como nenhuma outra, personagens fortes, carismáticas, que ultrapassam o tempo, tornando-se bastante actualizadas nos dias que correm. A vingança impera no Monte dos Vendavais. Quando Heathcliff é adoptado pela família Earnshaw tudo no Monte dos Vendavais muda. Desprezado por Hindley e amado por Catherine (sem saber), Heathcliff torna-se numa criança e jovem adolescente desprezado e colocado de parte pela família, sobretudo quando o patriarca morre. Assim que Catherine casa com o seu vizinho Edgar Linton, Heathcliff desaparece voltando anos mais tarde riquíssimo. O seu desejo de vingança é cada vez mais acentuado, começando por arruinar aquele que lhe quis tanto mal na infância: Hindley. Depois disso, e apesar de continuar a amar Catherine, o ódio pelo seu marido e casamento é de tal forma grande, que acabará por matá-la. Será que os fins justificam os meios? Será que toda a vingança que Heathcliff orquestrou o fez um homem mais feliz? Apesar de Heathcliff ser uma personagem bastante forte, rodando a história do livro à sua volta, Emily Brontë soube tirar partido da personalidade das duas Catherine, mãe e filha, mulheres muito obstinadas para aquele tempo, e de Ellen Dean, a governanta, narradora de toda a história do Monte dos Vendavais.

Classificação: 5/5

10 Comments:

Cantinhos da Surpresa said...

Você já ouviu falar da Moradora de Winterfall Hall de Anne Brontë...
percebi que gostou deste então com certeza vai gostar do de cima também, sua resenha foi ótima!!!
e o livro é espetacular!!!

Unknown said...

Uiaaa... Estou louca para ler esse livro...
Beijos,
Náh

Unknown said...

Bom dia,

Recomendo a leitura do post do blog "Marcador de livros" sobre o mesmo livro...engraçado como as opiniões são tão similares...

Cumprimentos,

Catarina

Fernanda said...

Esta é uma das minhas leituras programadas para 2010.
Estou ansiosa! :)

Boas leituras!

Unknown said...

Foi um dos melhores livros que li no ano passado.
Concordo com tudo o que dizes; é uma obra magistral!
O confronto entre o amor e a vida; os comportamentos complexos, tortuosos e ao mesmo tempo tão humanos dos personagens; as paixões em confronto com o "socialmente correcto"; o amor e o ódio que se misturam; o racional e o irracional em perpétuo confronto... enfim, uma obra-prima!
Ah, e adorei a capa!

Maria Manuel Magalhães said...

Catarina a crítica é similiar porque é a mesma :). Sou colaboradora deste blogue, juntamente com uma outra Maria :)

Unknown said...

Ups!! (shy)

Desculpa mas realmente não fazia ideia! De facto achei estranho e como não sabia quem estava a "copiar" resolvi colocar post nos dois blogs!
Então deixo aqui as minhas sinceras desculpas! :(

Estou a ler este livro de momento e por isso é que me chamou a atenção. :)

Beijinhos,

Catarina

Carla Martins said...

Esse já está na minha listonnnnnnnnnaaaaaa! Eu quero!!!

Tinkerbell said...

É a leitura conjunta do meu blog até 28/02/2010

:D só oiço boas criticas do livro e há muito que o quero ler

branca de neve said...

Já tinha passado algumas vezes por esse títul, mas nunca me chamou a atenção. Calhou ler a tua opiniao e ainda bem porque me parece um livro muito bom. Já está na minha wislist