quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Escritor António Mota comemora 30 anos de carreira literária

Com 43 livros no Plano Nacional de Leitura (PNL) António Mota é um dos autores mais lidos e premiados da literatura infanto-juvenil portuguesa, com cerca de sete dezenas de livros publicados. Este ano comemora 30 anos de carreira literária e continua a ser um autor de extrema importância para a divulgação da leitura entre os mais jovens, com obras premiadas e uma excelente recepção junto do público leitor. António Mota já percorreu centenas de escolas e bibliotecas de Norte a Sul do país e é uma referência para alunos e professores.
António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, distrito do Porto, em 1957. É professor do Ensino Básico desde 1975 e em 1979 publicou o seu primeiro livro: "A Aldeia das Flores". Em 1983, com a obra "O rapaz de Louredo" ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores e com o romance "Pedro Alecrim" recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças. Em 1996, com a obra "A casa das Bengalas", ganhou o Prémio António Botto. Recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para crianças e jovens, na modalidade livro ilustrado, com o livro "Se eu fosse muito magrinho", em 2004. No dia 10 de Junho, de 2008, foi condecorado com a Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República.
Desde 1980 que é solicitado a visitar escolas do ensino básico e secundário e também bibliotecas públicas em diversas localidades do País, onde tem, desta forma, contribuído para o fomento do gosto pela leitura entre crianças e jovens. Tem colaborado em vários jornais e foi interveniente em acções realizadas por várias Escolas Superiores de Educação de Portugal. Tem obras traduzidas em castelhano e galego. António Mota é um dos autores mais lidos e premiados da literatura infanto – juvenil portuguesa, com cerca de setenta títulos publicados. A sua vasta obra foi, em grande parte, seleccionada pelo Plano Nacional de Leitura. Solicitado a visitar escolas e bibliotecas públicas em diferentes pontos do país, António Mota tem tido um papel fundamental na divulgação do gosto pela leitura e pela escrita entre crianças e jovens.

0 Comments: