terça-feira, 15 de setembro de 2009

Autor do livro “Gomorra” em Portugal

Roberto Saviano, autor do livro “Gomorra” e jornalista infiltrado no império económico da máfia napolitana, vai estar presente no próximo sábado, às 15 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira para falar de “Máfias e mercado global”. A par do jornalista e escritor italiano, que vive desde há alguns anos sob protecção policial permanente, vai estar o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, que desempenha um papel institucional de primeiro plano na luta contra o crime organizado. O encontro é moderado pelo jornalista e comentador Carlos Magno.
Desde a sua primeira edição, em 2000, que o Simpósio de Santa Maria da Feira aborda temas ligados à actualidade internacional. Nesta edição será abordada a problemática da proliferação de fenómenos criminais de tipo mafioso e o papel dos processos de globalização no favorecimento e expansão de tais fenómenos.
Roberto Saviano, no livro “Gomorra”, demonstrou como o fenómeno mafioso opera actualmente de modo transnacional e sobretudo como o mercado, também o lícito, utiliza o crime organizado para incentivar os lucros. Por causa das suas revelações (o autor cita nomes e lugares no seu primeiro livro, que rapidamente se transformou num best seller ) o jornalista vive desde há alguns anos sob protecção policial permanente.
Em 2006, foi Salman Rushdie que marcou presença no Simpósio de Santa Maria da Feira, sendo Roberto Saviano, o segundo escritor perseguido que marca presença no encontro.
Eduardo Lourenço, Francesco Alberoni, António Di Pietro, Vasco Graça Moura, José Saramago, Oliviero Toscani, Gianni Vattimo, Giuliana Sgrena, Salman Rushdie, Bernard Henry-Lévy, Paul Rusesabagina e Fernando Savater, foram algumas das personalidades que já participaram no evento feirense debatendo temas da actualidade internacional.
Por questões de segurança, e dado que haverá controlo de acesso, os participantes terão de apresentar o seu BI ou Cartão de Cidadão, devendo comparecer na Biblioteca Municipal até às 14 horas, para proceder à respectiva identificação.


Título: Gomorra
Autor: Roberto Saviano
Edição/reimpressão: 2008
N.º de Páginas: 352
Editor: Caderno

Sinopse: Esta incrível e perturbadora viagem ao mundo dos negócios e do crime da Camorra começa e termina sob o signo das mercadorias, do seu ciclo de vida. Mercadorias "frescas" chegam ao porto de Nápoles todos os dias para serem de imediato ocultadas e armazenadas em prédios antigos, previamente esvaziados de tudo. Mais tarde, chegam as mercadorias "mortas", de toda a Itália e de meia Europa, sob a forma de escórias químicas, resíduos tóxicos ou mesmo esqueletos humanos, que são abusivamente despejadas nos campos da Campania, os mesmos onde os boss da Camorra edificam as suas mansões faustosas e absurdas – datchas russas, vivendas hollywoodescas, verdadeiras catedrais de cimento e mármores preciosos - que certificam o grau de poder alcançado. Com mais de um milhão de exemplares vendidos só em Itália, encontrará certamente em “Gomorra”, páginas que o agarrarão e o vão arrastar para um abismo onde nenhuma imaginação consegue chegar.

2 Comments:

Carla Martins said...

Nossa, que demais!!! Não perca essa, hein? E depois conte tudo pra gente!

Eu estive com esse livro na mão para comprar! Vou providenciar!

beijokas brasileiras!

Maria Manuela said...

Carla, infelizmente por motivos profissionais não vou poder ir. =(
E o Simpósio realiza-se aqui tão pertinho de mim...
Fica para uma próxima oportunidade...

Beijocas portuguesas e continuação de boas leituras