quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Um Dia e Uma Noite e Um Dia - Glen Duncan

Título: Um Dia e Uma Noite e Um Dia
Autor: Glen Duncan
Colecção: Contemporânea
Preço: 18.90€
Pp.: 192

Sinopse
A ténue linha que separa o amor do terror.

Um Dia e Uma Noite e Um Dia é a história de Augustus Rose, um improvável membro de uma rede terrorista, e de Harper, o seu implacável interrogador.
Para além da lei e sem esperança de fuga, Augustus suporta represálias físicas e emocionais que submetem a sua vida a um violento escrutínio: a sua raça, as suas convicções religiosas e políticas, as pessoas que amou e as poucas que quer proteger a todo o custo.
À medida que o interrogatório de Harper se torna cada vez mais brutal, Augustus defende-se com a única arma que tem: a sua memória. E ele revê na sua mente as mulheres da sua vida: a sua mãe marginalizada, a mulher que o convenceu a juntar-se à célula de terroristas e a última mulher que o amou. Uma história fortíssima e absorvente, Um Dia e Uma Noite e Um Dia é uma intensa história de amor e um retrato oportuno e doloroso do mundo ocidental contemporâneo.

A minha opinião
Em Um Dia e Uma Noite e Um Dia Glen Duncan oferece ao leitor um livro onde a figura principal é Augustus, um suposto terrorista que acaba capturado por Harper, um homem que te tenta extorquir-lhe, à força da violência, todas as informações de que ele é portador. Informações sobretudo da sua actividade terrorista e dos membros que integram o seu grupo. Preso a Harper, Augustus revive alguns dos principais momentos da sua vida. A primeira vez que fez amor com Selina, aos 19 anos, o seu grande e primeiro amor. E a sua memória acompanha igualmente a história americana, através de grandes ícones ou de grandes acontecimentos como Martin Luther King, Malcom X, a aterragem na lua… Recorda também o momento em que reencontra Elise, após 20 anos de separação. É ela que o leva a fazer parte da organização terrorista. Um livro em que as principais figuras para o protagonista são mulheres: a mãe, uma fervorosa religiosa italiana que tem um caso passageiro com um negro do qual resulta um filho mestiço (Augustus); Selina e Elise. Uma história impressionante, não aconselhável a mentes mais sensíveis.

1 Comment:

Carla Martins said...

Tem uma promo lá no meu blog! Passa lá para prestigiar!

Beijos e ótimo fds!