sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SPA vai atribuir Medalha de Honra a título póstumo

A Sociedade Portuguesa de Autores vai atribuir a Medalha de Honra a título póstumo ao escritor Jorge de Sena. O escritor faleceu nos Estados Unidos em 1978 e os seus restos mortais vão ser transladados, no próximo mês de Setembro, para o cemitério dos Prazeres. A Medalha de Honra será entregue à sua família por ocasião da transladação.
Jorge de Sena viveu exilado desde 1959, primeiro no Brasil e depois nos Estados Unidos. Poeta, ficcionista, dramaturgo, crítico, ensaísta e tradutor, Jorge de Sena nasceu em Lisboa em 1919 e completaria 90 anos no próximo dia 2 de Novembro.
Frequentou o curso de Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia do Porto, e trabalhou como engenheiro, entre 1948 e 1959, na então Junta Autónoma das Estradas (hoje denominada por Estradas de Portugal, S.A.).
Em 1964 fez o doutoramento na área de literatura portuguesa e, no ano seguinte, partiu para os Estados Unidos, onde leccionou em Wisconsin e na Universidade da Califórnia. Em 1977 recebeu o Prémio Internacional de Poesia Etna-Taormina.
A par da sua escrita poética e ficcional, destacam-se os estudos teóricos sobre literatura portuguesa e inglesa, em especial aqueles que se referem aos escritores Camões e a Fernando Pessoa.Parte do espólio do escritor foi doado pela sua família e já se encontra na Biblioteca Nacional de Portugal.

0 Comments: