terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Sombra da Águia - Arturo Pérez-Reverte

Título: A Sombra da Águia
Autor: Arturo Pérez-Reverte
N.º Págs: 120
PVP: 14 €

Sinopse:
A Sombra da Águia, do espanhol Arturo Pérez-Reverte – um extraordinário relato da conquista napoleónica narrado por um soldado espanhol que, como todos os seus compatriotas, detesta o pequeno imperador gaulês.
Publicado em 1993 nas páginas do El País sob a forma de folhetim, A Sombra da Águia, até hoje inédita em Portugal é, na sua aparente simplicidade, uma das obras que melhor espelha o virtuosismo literário do seu autor.
A história é baseada num acontecimento real: em 1812, durante a Campanha da Rússia, num combate adverso para as tropas napoleónicas, um batalhão de antigos prisioneiros espanhóis, alistados à força no exército francês, tenta desertar, passando-se para os russos. Interpretando erroneamente o movimento, o Imperador encara-o como um acto de heroísmo e envia em seu auxílio uma carga de cavalaria que terá consequências imprevisíveis.
Ao mesmo tempo divertido e trágico, A Sombra da Águia revela-nos uma visão mordaz e descarnada da guerra e da condição humana. Uma pequena pérola com a assinatura do mais importante escritor espanhol da actualidade.

A minha opinião
«A meio do desastre do flanco direito do exército napoleónico, atravessando os milheirais fustigados pela artilharia russa, em formação e em passo de ataque, os quatrocentos e cinquenta espanhóis do Segundo Batalhão do 326 de Infantaria de Linha, não efectuavam, em rigor, um acto de heroísmo».
Perante uma sinopse tão explícita pouco fica por dizer. Arturo Pérez-Reverte com uma escrita simples e irónica mostra o lado de uma guerra, vista pelos olhos dos espanhóis, povo que não se revia na Campanha da Rússia e que foram obrigados a combater uma guerra que não era deles. Ao longo do livro relata-nos a visão do batalhão 326 que pretendia render-se aos espanhóis, mas que foi interpretada por uma acto de heroísmo por parte dos franceses, que se juntaram a eles para combater o inimigo. A Campanha da Rússia, foi uma gigantesca operação militar de Franceses e aliados seus aliados, sob o comando de Napoleão (a quem os espanhóis apelidavam de Anão) em 1812 e marcou o início do declínio do Império de Bonaparte.

Classificação: 4/5

0 Comments: