sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Dom - Alison Croggon

Título: O Dom - As Crónicas de Pellinor Livro I

Autor: Alison Croggon
N.º Páginas: 192
Editora: Bertrand Editora
P.V.P.: € 16,95

Sinopse
O primeiro livro da saga Crónicas de Pellinor, intitulado "O Dom", conta-nos a história de Maerad, uma criança que perde os pais na guerra de Pellinor. Maerad, a criança, vem a descobrir que tem um maravilho Dom, mas não sabe o que fazer com ele. Só quando é descoberta por Cadvan, um dos grandes bardos de Lirigion, a verdade da sua herança é revelada e Maerad saberá que tem de sobreviver às forças das trevas.

A minha opinião
Maerad, a protagonista desta história, é uma jovem órfã de 16 anos, escrava na aldeia de Gilman. Todos na aldeia a temem, por considerar que a jovem possui algum tipo de poder oculto, considerando-a uma espécie de feiticeira. Mesmo assim, muitas vezes, Maerad não consegue escapar aos castigos severos que são aplicados aos escravos da aldeia.
Um dia Maerad depara-se com Cadvan. Após conversar alguns momentos com a jovem escrava, Cadvan descobre que esta é, tal como ele, um bardo e a única sobrevivente da Escola de Pellinor. Todos os bardos possuem o Dom. Isso significa que possuem certos poderes, habilidades e nascem com a Palavra (atributo que define um bardo e que é o mistério central do Conhecimento).
Maerad revela-se uma jovem frágil, amedrontada, confusa e solitária. Apesar disso, a jovem ganhou coragem e fugiu com aquele que se irá tornar o seu mentor. Cadvan e Maerad dirigem-se assim para a Escola de Innail e durante a longa jornada vão ter que enfrentar as forças das trevas.
Em Innail, local onde se realizaria a reunião de bardos para analisar os problemas que as várias Escolas do Conhecimento enfrentam, Maerad conhece o casal Sílvia e Malgorn. A jovem órfã é tratada com todas as mordomias e vê uma vida totalmente diferente da que conhecera na aldeia de Gilman. Mas, nem tudo são rosas e a viagem de Maerad e Cadvan não pode parar.
Uma história recheada de fantasia e magia, em que a autora nos cativa com as descrições que faz, principalmente, no que diz respeito a ambientes e cenários. No entanto, em determinadas passagens da aventura de Maerad e Cadvan chega a provocar alguns arrepios de pavor.
As personagens criadas por Alison Croggon revelam-se figuras encantadoras, mas envoltas cada uma no seu mistério. Mistérios esses, que ainda não foram revelados na totalidade neste livro.
“O Dom” termina com a partida de Cadvan e Maerad para outra aventura que promete muito mistério e perigo.
“O Dom” é o primeiro livro das Crónicas de Pellinor e foi editado, pela primeira vez, na Austrália em 2002 com o título “The Gift”.
Em Portugal só agora foi editado, mas a saga de Alison Croggon possui mais três obras: “The Riddle”, “The Crow” e “The Singing”.
Espero que estes livros sejam editados em breve no nosso país para continuar a acompanhar a aventura dos bardos Maerad e de Cadvan.


Classificação: 3/5

1 Comment:

Carla Martins said...

Olá!

mudei o topo do meu blog, depois me fala se curtiu?

E participa da minha promo!

beijos!