sábado, 29 de agosto de 2009

“O Dia Antes da Felicidade” disponível a 4 de Setembro

A Bertrand vai lançar no próximo dia 4 de Setembro o livro “O Dia Antes da Felicidade”, um romance do escritor italiano Erri De Luca.

Título: O Dia Antes da Felicidade
Autor: Erri De Luca
N.º de Páginas: 140
Editor: Bertrand Editora
P.V.P.: € 13,50
Disponível a partir de 4 de Setembro

Sinopse
A história de uma criança nascida em Nápoles durante a Segunda Guerra Mundial.
Órfã, é adoptada e o livro segue o seu crescimento, a sua visão da guerra, do sofrimento humano mas também do amor e da possibilidade de alcançar a paz e a felicidade.

«Retomei o meu lugar à baliza. Deixavam-me jogar com eles porque ia buscar a bola aonde quer que ela fosse parar. Destino habitual era a varanda do primeiro andar, uma casa abandonada. O rumor era o de que morava lá um fantasma. Os prédios velhos tinham alçapões tapados, passagens secretas, delitos e amores. Os prédios velhos eram ninhos de fantasmas.
Percebi que o meu medo era tímido, para se mostrar precisava de estar sozinho. Ali, ao invés, havia os olhos das crianças em baixo e os dela em cima. O meu medo envergonhava-se de sair. Vingar-se-ia depois na cama, à noite, no escuro, com o rumorejar dos fantasmas do vazio.»

Opiniões
«Romance coeso e forte, como se lêem poucos nestes dias em Itália, onde até a língua áspera de De Luca parece fazer-se mais líquida.»
L’Avvenire

«O autor regressa à sua memória de infância, faz-se rapaz para criar um grande livro.»
L’Arena

«Uma grande fábula feita de uma escrita de límpida timidez.»
La Repubblica

«Acostumámo-nos, recentemente, a ler livros em que Erri De Luca, num exercício de laceração de grande valor moral, esculpe com a palavra literária histórias breves e intensas. Este novo relato, “O Dia Antes da Felicidade”, pelo contrário, nasce e move-se na abundância. (…) De Luca oferece aos leitores um sinal da dispersão que desta vez se torna matéria viva na sua narração, embora o núcleo do relato se mantenha sólido num objectivo perfeitamente atingido.»
Corriere della Sera

3 Comments:

Filipe said...

Na Notícias Sábado de hoje existe uma passatempo em que oferecem um exemplar do livro a cada 30 chamadas efectuadas (num total de 20 livros a oferecer)... Eu já ganhei um... :) Parece ser interessante...

Maria Manuela said...

Obrigada pela dica. Por acaso não sabia que estava a decorrer esse passatempo. Parabéns pelo exemplar que ganhou.
Vou ver se ainda vou a tempo de ganhar um também =)

Unknown said...

ERRI DE LUCA estará presente com a Bertrand Editora no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa (Rua do Salitre, 146) na Terça-feira, dia 20 de Outubro de 2009 pelas 19h00 para o lançamento de "O dia antes da felicidade". A apresentação sará feita por Gonçalo M. Tavares.