quinta-feira, 27 de agosto de 2009

José Saramago publica novo romance

“Caim” é o título do novo romance do escritor José Saramago. Quem avançou a notícia foi a sua esposa, Pilar del Río, no blogue do escritor (http://blog.josesaramago.org/indexpor.php).
Caim é um dos protagonistas do novo romance de Saramago. Mas, Deus e a Humanidade são também protagonistas nas suas diferentes expressões.
Segundo Pilar del Rio, «“Caim” não é um tratado de teologia, nem um ensaio, nem um ajuste de contas: é uma ficção em que Saramago põe à prova a sua capacidade narrativa ao contar, no seu peculiar estilo, uma história de que todos conhecemos a música e alguns fragmentos da letra. Pois bem, com a cabeça alta, que é como há que enfrentar o poder, sem medos nem respeitos excessivos, José Saramago escreveu um livro que não nos vai deixar indiferentes, que provocará nos leitores desconcerto e talvez alguma angústia, porém, amigos, a grande literatura está aí para cravar-se em nós como um punhal na barriga, não para nos adormecer como se estivéssemos num opiário e o mundo fosse pura fantasia».
"Caim" será lançado pela Editorial Caminho, no próximo mês de Outubro, na Feira do Livro de Frankfurt e, no final do mês, estará à venda nas livrarias em Portugal, Espanha e América Latina.

1 Comment:

Carla Martins said...

Ai, Ai...suspiros....

Sou suspeita, amoooo o Saramago!