sábado, 29 de agosto de 2009

13 Gotas ao Deitar - Alice Vieira, Catarina Fonseca, Rosa Lobato de Faria, Luísa Beltrão, Rita Ferro e Leonor Xavier

Título: 13 Gotas ao Deitar

Autoras: Alice Vieira, Catarina Fonseca, Rosa Lobato de Faria, Luísa Beltrão, Rita Ferro e Leonor Xavier
Páginas: 200
Editora: Oficina do Livro
Edição: 1.ª Edição/Maio 2009
P.V.P.: 14 €

Sinopse
Quantas mulheres existem na cabeça de Maria Marina Silveira Figueiroa? Marina, que às vezes é Odete, outras dá pelo nome de Maria Eduarda e ainda responde como Francisca, é surpreendida por um telefonema do banco: tem uma dívida ao IRS e a sua conta bancária está penhorada. Desesperada e sem dinheiro, decide recorrer ao amante de Maria Eduarda, Lourenço, inspector da Polícia Judiciária, que, às tantas, deixa de atender o telemóvel e de responder às mensagens. Quando menos espera, a notícia cai como uma bomba: Lourenço é encontrado morto. Maria Eduarda é detida por suspeita de homicídio e, quando tudo parecia resolver-se, Henrique, o namorado de Marina é assassinado. Acto contínuo, os dias de Maria Marina são passados na Judiciária e é aí, entre um interrogatório e outro, que conhece D. Querida Flor Cerqueira e se apaixona por Couto Pinto. E o verdadeiro mistério começa então a desenhar-se...A história, nascida da imaginação de seis mulheres, promete personagens e uma prosa bem viva… apesar das mortes que vão ocorrendo, como é bom de ver. Este romance constitui um divertimento para as seis escritoras que se encontraram (reencontraram, num caso ou noutro) pelo prazer de dar largas à imaginação e escrever uma comédia irresistível.

A minha opinião
Maria Marina Figueiroa recebe um telefonema do banco a dizer que a sua conta foi penhorada, devido a uma dívida relativa à falta de pagamento do IRS de 2006 no valor de 5.373,43 euros. Aqui começa a incursão de Marina para tentar arranjar essa verba. Não conseguindo arranjar esse valor, Marina vê a sua vida a andar para trás e começa a mudar o seu comportamento. É então que decide fazer algo que viu numa série de televisão… aos fins-de-semana começa a adoptar uma personalidade diferente. Foram três as que adoptou: Odete, Maria Eduarda e Francisca, todas elas, com características e formas de agir e ser muito próprias. Trata-se de um caso de personalidade múltipla, uma patologia em que uma pessoa assume duas ou mais personalidades diferentes e distintas entre si. Pode muitas vezes ser considerado um estado de fuga à vida e realidade dessa pessoa, como foi no caso de Marina. O corpo era apenas um, mas a atitude, postura, forma de vestir e actuar eram várias. E, para cada personalidade estava associado um namorado.
A vida múltipla trouxe-lhe alguns momentos de gozo e satisfação, mas tudo se desmoronou quando Eduarda foi acusada da morte de Lourenço, seu namorado e inspector da Polícia Judiciária. Ainda se estava a mentalizar desta acusação quando surge logo a acusação pelo homicídio do seu namorado Henrique.
É no decorrer dos interrogatórios que vai conhecer o inspector Couto Pinto por quem se apaixona e que a vai ajudar a desvendar os mistérios.
Ao longo do enredo, vão surgindo outras personagens com um papel relevante e determinante para a trama. Como é o caso de D. Querida que, embora não sendo polícia, é esposa de um agente e vai ter um papel fulcral no desenrolar e desfecho da acção.
Muitos mistérios, segredos e intrigas caracterizam o romance escrito por estas seis escritoras, bem conhecidas dos leitores portugueses.
“13 Gotas ao deitar” é um romance que se lê num ápice e revela-se uma leitura leve que nos prende da primeira à última página.
Classificação: 4/5

2 Comments:

flicka said...

O meu selinho das perguntas está à vossa espera, todo ele ansioso até aos vertices, por saber as vossas respostas!

:)*

Maria Manuela said...

Obrigada Flicka pela atribuição do selinho.

Beijos e continuação de boas leituras