segunda-feira, 20 de julho de 2009

"Dormir nu é ecológico" - Vanessa Farquharson

Título: Dormir nu é ecológico
Autor: Vanessa Farquharson
Data 1.ª Edição: 14/07/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 280
Colecção: Sociedade Global
N.º na Colecção: 35
P.V.P.: € 16,50

Sinopse:
Até onde estamos verdadeiramente dispostos a ir para tornarmos o nosso mundo mais verde? Foi este o desafio que Vanessa Farquharson, uma jornalista canadense, colocou a si mesma, propondo-se alterar radicalmente o seu estilo de vida ao longo de um ano, estipulando a cada novo dia um novo objectivo ecológico a cumprir. Desde escolhas simples como passar a dormir nua a decisões extremas como abdicar do uso do carro ou desligar o frigorífico, a autora tenta descobrir o que é exequível e o que não é, suscitando reflexões sobre o que realmente significa ter uma atitude ecológica. Uma obra que nos dá uma perspectiva franca e muito bem-humorada do que acontece quando o cidadão comum se entrega de alma e coração ao movimento ecológico.

A minha opinião:
A jornalista Vanessa Farquharson decidiu criar um blogue [Green as a Thistle] dedicado à ecologia. O seu objectivo foi, ao longo de um ano, estipular uma medida por dia que ajudasse a diminuir a sua pegada ecológica.
À medida que os dias iam passando, o seu blogue tornou-se num espaço de debate sobre algumas das atitudes que a jornalista adoptou. Uns concordavam com as suas decisões, outros nem por isso, enquanto outros, sugeriam a Vanessa novos desafios e mudanças para o seu ano ecológico.
Por várias vezes, se arrependeu de ter iniciado o desafio. Tal factor devia-se essencialmente às alterações a que teve que submeter o seu quotidiano, às críticas desagradáveis que por vezes recebia no blogue e por, muitas vezes, não lhe ocorrerem ideias para novas mudanças ecológicas.
Entretanto, para enriquecer esta aventura, decidiu que necessitava de visitar outros locais e países, conviver com associações e comunidades ligadas ao mundo da ecologia. O objectivo era aprofundar e adquirir novos conhecimentos sobre a matéria, para levar o seu propósito a bom porto. Para isso, ponderou despedir-se, mas o jornal em que trabalhava [“Post”], conhecido pela sua linha editorial rígida e tradicionalista, lançou-lhe um desafio. Vanessa iria de férias e os seus artigos no jornal passariam a ser os seus “posts” sobre as alterações que diariamente estava a implementar na sua vida. Desafio aceite e aí partiu ela!
As transformações não ocorreram apenas em termos de alimentação, higiene e hábitos diários. Vanessa acabou por se tornar mais exigente na procura de um companheiro. Este teria que ter também uma veia ambientalista.
Vanessa revelou-se um exemplo de audácia e força de vontade ao longo de um ano. Sim, apenas por um ano, porque quando o seu ano ecológico findou, ela regressou a alguns dos seus hábitos.
Actualmente, a jornalista confessa que continua a cumprir cerca de 271 das alterações que efectuou, o que corresponde a aproximadamente 74 % das 365 medidas adoptadas. Aliás, 366 medidas, tendo em conta que era ano bissexto. Depois de muito pensar, a sua última acção consistiu naquela que a levou a criar um blogue… dormir. A ideia de criar um blogue havia-lhe ocorrido precisamente um ano antes, numa noite em que não conseguia adormecer.
No final, a jornalista reconheceu que por muito que tenha lido, pesquisado e perguntado, ainda desconhece muito coisa do que se pode fazer para ajudar a salvar o nosso planeta. A jornalista conseguiu ainda um outro feito com esta sua aventura: que os seus familiares e amigos assumissem algumas das suas restrições ecológicas.
“Dormir nu é ecológico” revela-se um livro interessante e com uma temática bastante actual. Um livro em que todos podemos tentar aprender e adoptar algumas das atitudes de Vanessa para reduzir a nossa própria pegada ecológica.
Cá por mim, confesso que não seria capaz de adoptar algumas dessas mudanças. Desde logo, deixar o meu carro! Adoro conduzir e não me imagino sem carro… Assim como, também não me imagino a desligar o frigorífico e a deixar de usar papel higiénico ou champô.
No entanto há pequenos gestos, para os quais este livro alerta, e que nada custa tentar implementá-los no nosso quotidiano, pois o seu grau de exigência e/ou dificuldade não é tão elevado, nem acarreta tantos transtornos para a nossa rotina diária.

E vocês?
O que estariam dispostos a fazer ou que medidas já implementaram no vosso quotidiano para tentar diminuir a vossa pegada ecológica?

Excertos:
“A minha maior frustração, porém, é que, mesmo depois de ter implementado 365 medidas ecológicas, continuo longe de ser especialista, no que quer que diga respeito ao ambiente.” ~

“É óbvio que a infra-estrutura do nosso planeta é demasiado complexa e matizada para o entendimento de qualquer um de nós.”


“O maior problema do movimento ambientalista prende-se com o facto do comum dos cidadãos que moram nos países do Primeiro Mundo, como é o meu caso, se ir ver de futuro obrigado a alterar profundamente o respectivo modo de vida sem ter conhecimento pleno do motivo para tal, excepto a justificação abrangente de que «é bom para o ambiente».”
“Para meu grande choque e espanto, o planeta não implodiu, não derreteu nem parou de giar no momento em que dei o meu desafio ecológico por findo. Foi quase uma desilusão.”

Classificação: 3/5

0 Comments: