quinta-feira, 11 de junho de 2009

Um menino diferente - Maria João Lopo de Carvalho

Título: Um Menino Diferente
Autor: Maria João Lopo de Carvalho
Nº Págs.: 48
PVP: 10,50€

Diferente, igual a tantos outros

Ilustrado por J.C. Cintra Costa, Um Menino Diferente conta a história de Afonso, uma criança especial que, apesar de aprender a ler com facilidade e encontrar coisas, aparentemente, impossíveis de descobrir, se depara com sérias dificuldades na prática das mais simples acções como lavar a cabeça, utilizar o computador ou, lamentavelmente, mimar o seu cão.

A minha opinião
Um livro para crianças e adultos que ainda vêm na diferença uma coisa a evitar. Sabe-se que as crianças são muitos cruéis e que na escola, quando vêm alguém um bocadinho diferente a si, tendem a evitá-lo e a discriminá-lo. Mas também tudo parte da educação que se dá em casa. Porque um menino diferente é sempre um menino especial, que pode não saber fazer as coisas mais básicas e elementares, mas que sabe fazer outras melhores ainda do que qualquer outra criança. Afonso é um desses meninos. Nasceu diferente, diz a mãe. Nasceu especial, diz o pai. Um menino que conquistou todos os que o rodeavam com a sua facilidade para ler, e para encontrar coisas. De destacar as ilustrações fantásticas do livro, que ajudam a enriquecer ainda mais esta obra.

Os direitos de autor do livro de Maria João Lopo de Carvalho revertem para a associação de solidariedade social Ajuda de Berço.


Excerto
“ – Eu não te disse que o Afonso era diferente?! – afirmava a mãe, orgulhosa, durante a cerimónia. - Não – respondia o pai baixinho -, eu sempre te disse que o nosso filho não era diferente, era especial, um menino que nasce com os olhos nos dedos é um menino especial!”

Classificação: 5/5

2 Comments:

Paula said...

Já está na minha Wish List!!
Abraços!

Maria Manuel Magalhães said...

E vale mesmo a pena. É um livro pequeno mas com tanto signifacado... E as ilustrações são lindíssimas.
Beijinhos