domingo, 7 de junho de 2009

Tertúlia na Feira do do Livro do Porto sobre “O Papel dos Blogues na Divulgação Literária"

“O Papel dos Blogues na Divulgação Literária" foi o mote lançado pela Porto Editora para uma tertúlia moderada por Rui Azeredo, jornalista e responsável pelo blogue Porta-Livros, e que teve como convidados o jornalista Sérgio Almeida (Jornal de Notícias), Márcia Balsas (blogue Planeta Márcia), Paulo Ferreira do Blogtailors e eu. À mesa juntou-se também Paulo Gonçalves, responsável pela Gabinete de Comunicação e Imagem da Porto Editora numa conversa aberta a todos os que quiseram participar e fazer perguntas.

Numa altura em que se percebe que os media de grande dimensão e mesmo os media locais têm cada vez menos espaço para a divulgação de novos livros, os blogues têm vindo a surgir, cada vez em mais e maior força, colmatando as falhas da comunicação social relativamente a essa área. Além de leitores, também escritores e editoras apostam cada vez mais na internet e nos blogues para a divulgação e promoção dos livros. De que forma é que os blogues podem cumprir com essa função, como é que os editores
e os escritores encaram os blogues, que credibilidade dão os leitores a esses espaços alternativos
foram algumas das questões abordadas, no dia 5, na Feira do Livro do Porto.

Inicialmente um pouco com receio de uma exposição pública (quem me conhece sabe que sou extremamente tímida e não me sinto à vontade em frente a um público), a tertúlia correu bastante bem, de um modo informal, como se de uma conversa de amigos se tratasse. Provavelmente o jantar que tivemos antes, e que contou com a presença de Rosa Lobato de Faria (uma das minhas autoras preferidas), contribuiu em muito para isso.
Uma experiência enriquecedora, onde se falou bastante de livros e do papel dos blogues na divulgação dos mesmos e na importância que as editoras dão cada vez mais à blogosfera.
Um agradecimento especial à Porto Editora por ter proporcionado tão agradável debate.

0 Comments: