quinta-feira, 21 de maio de 2009

"Vasto Mar de Sargaços" reeditado pela Bertrand

A Bertrand decidiu reeditar “Vasto Mar de Sargaços” de Jean Rhys.
Vencedor do Royal Society of Literature Award e do W.H. Smith Award, “Vasto Mar de Sargaços” relata as desventuras de Antoinette Cosway, uma herdeira crioula nascida numa sociedade colonialista e opressiva, numa altura em que as famílias brancas vivem mergulhadas entre fumos de feitiçaria negra e revoltas de escravos.
Perdida entre estranhos numas Antilhas tão fascinantes como opressivas, vítima de diversos infortúnios familiares e minada pela incompreensão e desprezo do marido, Antoinette vai perdendo tudo o que amava, incluindo a segurança necessária para manter o equilíbrio mental...
Escrito a três vozes (a primeira e a última partes por Antoinette e a segunda pelo seu marido Rochester), este romance desenvolve-se paralelamente ao clássico gótico de Charlotte Brontë Jane Eyre, e procura reescrever a história da primeira mulher de Edward Fairfax Rochester, a «louca do sotão». A voz turbulenta da Antoinette, silenciada no romance de Brontë, oferece ao leitor uma possibilidade de compreender as causas dessa loucura que o romance vitoriano se empenhou em manter escondida...
“Vasto Mar de Sargaços” já foi adaptado ao cinema.

Jean Rhys
Jean Rhys é o pseudónimo de Ella Gwendolyn Rees Williams, nascida na Dominica em 1890, filha de um médico galês e de uma mãe crioula branca. Aos 16 anos foi para Inglaterra, onde foi manequim, modelo e corista. Começou a escrever em Paris, aos 30 anos, quando o primeiro dos seus três casamentos terminou. Vanguardista de temas e forma, o seu trabalho foi ignorado no início e Jean deixou de escrever e de aparecer em público. Foi descoberta vinte anos mais tarde e escreveu a sua obra mais emblemática: “Vasto Mar de Sargaços”.
Foi eleita Fellow da Royal Society of Literature e Commander of the British Empire, o mais elevado título britânico.

Opiniões:
“Uma das melhores autoras britânicas do século.”
A. Alvarez

“Um romance brilhante.”
Rolling Stone

“Um triunfo em termos de ambiente: aquilo a que uma pessoa se sente tentada a chamar ambiente gótico caribenho...Tem uma qualidade quase alucinatória.”
The New York Times

“Trabalhando com uma gama estilística que vai desde a introspecção temperamental até à elegância formal, a menina Rhys faz-nos viajar na pele de Antoinette.”
The Nation

Chancela: Bertrand Editora
Páginas: 144
P.V.P.: 14,50 €
Disponível a partir de 22 de Maio

0 Comments: