domingo, 31 de maio de 2009

"O melhor lugar do mundo é aqui mesmo" - Francesc Miralles e Care Santos

O melhor lugar do mundo é aqui mesmo

Sinopse:
Escrito a quatro mãos, este é um livro que nos dá um pequeno curso sobre a felicidade quotidiana. Francesc Miralles e Care Santos contam a história de Iris, uma mulher na casa dos 30, que vive só e trabalha como telefonista numa companhia de seguros. Desde a recente morte dos pais num acidente de viação, nada tem que a prenda a este mundo, e perdeu por completo a capacidade de sonhar. É então que, num domingo cinzento, quando o desespero mais profundo lhe ensombra os pensamentos, Iris entra por curiosidade num café com um nome invulgar: O Melhor Lugar do Mundo é Aqui Mesmo. É neste café que Iris conversará com um misterioso estranho chamado Luca, e este guiá-la-á, durante seis tardes consecutivas, ao longo de uma incrível e mágica experiência introspectiva que lhe permitirá redescobrir-se. Uma obra reconfortante e inspiradora que nos convida a meditar e a sintonizarmo-nos com a nossa essência mais profunda, pois só assim podemos valorizar o presente e ultrapassar o passado.

Editora: Editorial Presença
P.V.P.: 12,50 €
Data 1ª Edição: 19/05/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 144

Opinião:

Após o falecimento dos pais num acidente de viação Iris perde a vontade de viver. Sem irmãos nem outros familiares decide cometer suicídio. Mas, no dia em que estava previsto cometer tal loucura, algo sucede e a sua vida ganha um novo rumo e dinamismo.
Um espaço que até então nunca tinha reparado surge na zona onde vive. Trata-se de um café com um nome bastante peculiar: “O melhor lugar do mundo é aqui mesmo”.
Iris decide entrar no café e vai ser aqui que, ao longo de seis dias, se vai desenrolar a aventura principal desta narrativa. E é aqui que ela vai conhecer Luca, uma pessoa muito reservada, misteriosa e por quem ela acaba por se apaixonar.
Em seis dias e de forma enigmática, Luca vai tentar alterar a monotonia em que se tornou a vida de Iris, principalmente, após a morte dos pais.
Mas afinal quem era Luca? Como é que ele surgiu repentinamente na vida de Iris? Seria possível Iris viver a sua paixão com o enigmático Luca? Será que aquele café com um nome tão sugestivo alguma vez e existiu?...
No final, e apesar de todos os mistérios e dúvidas que foram surgindo, Iris que até ali pensava pôr termo à sua vida monótona e enfadonha, conseguiu efectivamente mudar o rumo do seu destino...

“O melhor lugar do mundo é aqui mesmo” é um livro que se lê rapidamente, porque além de conter poucas páginas, revela-se uma leitura fluida. Mas, apesar de ser uma leitura leve, o seu conteúdo revela-se algo profundo e valioso. Ao longo de toda a história os autores vão-nos fazendo pensar e reflectir no que realmente pretendemos e ambicionamos para a nossa vida.

Excertos:

“O sabor está no presente mas, no acto de comer, a cozinha pertence ao passado e a digestão ao futuro.”

“A vida compreende-se olhando para o passado, mas só pode ser vivida olhando para o futuro.”

“Não chores porque as coisas chegaram ao fim; sorri porque elas existiram.”

Classificação: 4/5

0 Comments: