quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro. Um dia importante para os amantes da leitura que poderão adquirir os seus livros e autores preferidos a preços mais baixos, já que algumas livrarias estão a colocar descontos no preço editor. Casos como da Wook e Fnac são disso exemplo, onde livros dos mais diversos autores estão a 20% ou mais. Já a Bertrand vai assinalar a data de uma forma diferente: algumas das suas livraria vão organizar animações culturais e actividades especiais para os mais novos.

É bom que se comece a incutir gostos de leitura aos mais novos, e estas iniciativas contribuem para que cada vez mais portugueses possam ler. No entanto, continuo a dizer que o preço dos livros deveria baixar significativamente para que cada vez mais pessoas possam ter acesso à leitura. Tudo bem que existem as bibliotecas, mas nem todas estão actualizadas, além de muitas vezes os horários não serem compatíveis com um horário normal de trabalho dos seus leitores, o que impede muita gente de recorrer a essa forma salutar de compartilhar livros. Penso que ainda há muito para fazer no campo da leitura e do conhecimento.

Sobre a efeméride:
O Dia Mundial do Livro teve a sua origem na Catalunha. A data começou a ser celebrada em 7 de Outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes. A 6 de Fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol. No ano de 1930, a data comemorativa passou a ser o dia 23 de Abril, dia do falecimento de Cervantes. Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro e dos direitos dos autores, em virtude de a 23 de Abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

3 Comments:

Carla Martins said...

Olá!

Adorei seu site, já linkei no meu e passarei sempre por aqui!

Hoje, no dia mundial do livro, inaugurei meu blog, onde vou unir as duas coisas que a jornalista que vos fala mais gosta de fazer: escrever e ler livros!

Se puder, passa lá e deixa um recadinho! www.leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com

Missaroca said...

Olá =)

Passei para vos deixar um beijinho e também para dizer que os globos de neve não estão esquecidos. Tenho estado à espera que os flocos de neve fiquem disponíveis no site onde costumo encomendar material, porque têm estado esgotados e ainda não encontrei em mais nenhum lado. Assim que tiver novidades, comunico sim? ;)

Beijinhos grandes

Projecto /Lê/ said...

Somos alunos do 12º Ano da Escola Secundária de Serpa, Ana Aragão, Andreia Sebastião, João Pereira e Margarida Pires.

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, disciplina curricular não disciplinar, que tem como objectivo desenvolver a nossa capacidade trabalho, autonomia e organização, escolhemos o tema da importância da leitura devido à grande indiferença sentida neste campo no nosso país. Então, temos como principal objectivo o incentivo à leitura da comunidade em geral.

É assim que surge o Projecto /Lê/.

Convidamo-lo a visitar o nosso blog. Nós seremos assíduos aqui, certamente.

Boas leituras!!