domingo, 1 de março de 2009

Tudo por amor - Jodi Picoult

Sinopse
Nina Frost é delegada adjunta do Ministério Público, acusa pedófilos e todo o tipo de criminosos que destroem famílias. Nina ajuda os seus clientes a ultrapassar o pesadelo, garantindo que um sistema criminal com várias falhas mantenha os criminosos atrás das grades. Ela sabe que a melhor maneira de avançar através deste campo de batalha vezes sem conta, é ter compaixão, lutar afincadamente pela justiça e manter a distância emocional.
Mas quando Nina e o marido descobrem que o seu filho de 5 anos foi vítima de abuso sexual, essa distância é impossível de manter e sente-se impotente perante um sistema legal ineficiente que conhece demasiado bem. De um dia para o outro o seu mundo desmorona-se e a linha que separa a vida pessoal da vida profissional desaparece. As respostas que Nina julgava ter já não são fáceis de encontrar. Tomada pela raiva e pela sede de vingança, lança-se num plano para fazer justiça pelas próprias mãos e que a pode levar a perder tudo aquilo por que sempre lutou.

Críticas de imprensa:
“Os personagens de Picoult são tão absorventes que o leitor espera poder encontrá-los de novo.”
USA Today

“Picoult tem uma escrita fina, atenção ao pormenor e uma grande compreensão da delicadeza e complexidade das relações humanas.”

“Tudo por Amor, em última análise, é um romance sobre a maternidade e todas as suas complexidades… explora com grande sentimento a profunda crise moral de uma mãe.”


Comentário:
Uma história fascinante que mostra o que uma mãe e um pai podem fazer para demonstrar o amor que sentem pelos seus filhos e lutarem pelos seus direitos e segurança.
Nathaniel, filho de Nina e Caleb Frost, deixou de falar. Os seus pais estranharam a situação e começaram a investigar os motivos das mudanças comportamentais da criança. Descobrem que o filho foi vítima de abuso sexual. A partir daí, a advogada Nina Frost não descansa enquanto não descobre o responsável.
As interrogações e dúvidas começam. Quando o possível culpado é descoberto, Nina Frost, toma uma atitude que vai determinar o restante desenrolar da história. História esta que, até ao seu final, não pára de surpreender o leitor com as constantes novidades e factores que a autora vai acrescentando ao enredo. Já para não falar das explicações constantes e verídicas que justificam os factos do caso.
O final, tendo em conta a trama, revela-se inesperado.
Como agora é muito frequente adaptar livros ao cinema, este livro de Jodi Picoult daria certamente um excelente enredo para um filme.

Classificação: 5/5

4 Comments:

Maria Manuel Magalhães said...

Deixaste-me mesmo curiosa para ler este livro. Depois do que já falámos sobre ele e agora ao ler o teu comentário será certamente uma das minhas próximas leituras.

Maria Manuela said...

E tinha muito mais para dizer sobre a história em si. Mas, se o fizesse acho que quem o quisesse ler, perderia algum encanto, interesse e até curiosidade sobre os vários passos que a história tem.

Paula said...

Já ouvi dizer que este é um dos melhores livros de Picoult.
Da autora só li "Em Troca de um Coração" gostei muito também

Ana Isabel Pedroso said...

Já li este, "Tudo por Amor", o "Em Troca de um Coração" e também "Para a Minha Irmã", qualquer deles, muito bom, muito tocante, muito emotivo.
São livros que nos fazem, a nós, leitores, "entrar" na história, sofrer, desejar e até mesmo lutar para que tudo acabe em bem.

Boas Leituras!!!