sexta-feira, 27 de março de 2009

Livros com a revista Sábado

A revista Sábado vai continuar com a colecção Biblioteca Sábado que edita, assim, grandes nomes da literatura mundial. Livros a 1€ que valem mesmo a pena. Aqui vai a lista e um pequeno resumo:

16 Abril - Plano Infinito, de Isabel Allende
O protagonista deste épico e intimista romance, Gergory Reeves, é um gringo que se fará a si próprio no mundo dos hispanos da Califórnia, e que encarna muitos dos defeitos e virtudes da nossa sociedade. Ao longo do livro, o leitor vai encontrar-se com os sentimentos de marginalização social e do racismo, com a paixão da actividade política, com os contrastes entre opulência e pobreza, com a patética realidade da guerra do Vietname, com a experiência da evolução do conceito de família, com a incessante busca e vivência do amor... que ao mesmo tempo leva Gergory Reeves ao seu pessoal Plano Infinito, intuído na sua infância quando o pai pregava.Mais uma grande criação literária de Isabel Allende que, a partir de um início brilhante, vai manter no leitor, um constante interesse, até um final tão revelador, quanto surpreendente.


23 Abril - As Noites das Mil e Uma Noites, de Naguib Mahfouz
Este romance começa precisamente onde acabam "As Mil e Uma Noites". O sultão, depois de ter ouvido, durante quase três anos, as histórias de Xerazade, decide casar-se com ela. Todos crêem que, graças à sua habilidade como contadora de histórias, Xerazade salvou a vida e semeou o amor e a piedade no coração do sultão, pelo que, daí por diante, a paz e a harmonia reinarão no país. Contudo, a mudança foi apenas superficial e o sultão, afinal, continuou a desconhecer a compaixão, o amor e a justiça, mantendo-se um homem poderoso, mas sem consciência. Como elevar a sua alma e ressuscitar-lhe a consciência? Só através de uma série de acontecimentos dilacerantes que lhe ensinarão o verdadeiro sentido do poder... Em As Noites das Mil e Uma Noites, toda a narração é uma alegoria rica de magia, de pormenores, do fantástico mundo árabe antigo e contemporâneo, com todos os seus conflitos políticos e religiosos. Nas próprias palavras do grande autor egípcio, As Noites das Mil e Uma Noites "é do mais importante que escrevi em toda a minha vida; nele se misturam a tradição com a modernidade, a realidade com a lenda".

30 Abril - Sem Sangue, de Alessandro Baricco
“Sem Sangue" é uma história vibrante e rica de sugestões que sonda a profundidade da alma humana. Os protagonistas são figuras perdidas no tempo e no espaço, carrascos e vítimas de uma guerra indefinida que, como todo o conflito da história da humanidade, desperta as paixões e os instintos mais recônditos.

7 Maio - Herzog, de Saul Bellow
Saul Bellow, Prémio Nobel da Literatura em 1976, nasceu no Canadá em 1915 e cresceu em Chicago. Frequentou as Universidades de Chicago, Northwestern e Wisconsin, e graduou-se em Antropologia. Foi professor nas Universidades de Princeton, Nova Iorque e Minnesota. É membro de várias Academias e recebeu muitos outros prémios e distinções. Em 1984, o presidente Mitterrand nomeou-o Comendador da Legião de Honra. Em 1990 foi agraciado com o National Book Foundation Medal, pela sua contribuição para as letras americanas.

14 Maio - Terra de Neve, de Yasunari Kawabata
Terra de Neve é a história de um amor de perdição passado no meio da edsolada beleza da costa oeste do Japão, uma das regiões mais nevosas do mundo. É aí, numas termas isoladas de montanha, que o sofisticado Shimamura conhece a geisha Komako, que se entrega a ele sem remorsos, sabendo de antemão que a sua paixão não pode perdurar.

21 Maio - O Talentoso Mr. Ripley, de Patricia Highsmith
Obra galardoada com o Prémio Edgar Allan Poe. Patricia Highsmith é a grande criadora do romance policial psicológico e Tom Ripley é o personagem de referência da sua obra, um dos mais "negros" do policial do pós-guerra, "um homem que não reconhece a culpa em qualquer circunstância", segundo as palavras da escritora. Por isso ela lhe dedicou toda uma série de livros, que começa justamente com "O Talentoso Mr. Ripley"...

28 Maio - A Luz, de Stephen King
Jack Torrence viu no Hotel Overlook uma oportunidade de vida. Wndy, sua mulher, uma tênue possiblidade de preservar a união familiar. E Danny?; Danny, que fora abençoado ou amaldiçoado com um extraordinário dom, teve visões horripilantes que transcendiam a compreensão do rapazinho que ele era. Presentiu o Mal oculto no interior dos cento e dez quartos vazios de Overlook. O Mal que só estava à espera deles

0 Comments: