sexta-feira, 27 de março de 2009

A Felicidade não se vende - Lolly Winston

Sinopse:
Elinor Mackey é uma daquelas pessoas que traçou o seu caminho exactamente da forma como se esperava, sem sobressaltos ou acidentes de percurso. Mas, como todos sabemos, a vida nem sempre recompensa quem faz tudo irrepreensivelmente, e Elinor vai ser a próxima a descobrir que nada é garantido. Ao fim de quase três anos a tentar engravidar e a lutar com o subsequente sentimento de tristeza e desilusão que parece querer afastá-la do mundo, Elinor recebe a machadada final no seu ânimo quando descobre que o marido, Ted, tem um caso. A partir daqui o enredo é tudo menos previsível, à medida que as personagens deste triângulo amoroso lutam por uma felicidade que recusa soluções convencionais ou convenientes.

Comentário:
“A felicidade não se vende” revela os esforços do casal Mackey para ter um filho. As dificuldades, consequências, dúvidas e incertezas que acabam por surgir numa relação amorosa quando, após vários tratamentos Elinor Mackey não consegue engravidar. O marido Ted apoia-a incondicionalmente, no entanto, Elinor considera que ela é a única a sofrer com a situação.
Após vários tratamentos e um aborto a relação dos Mackey começa a deteriorar-se. Elinor começa a isolar-se cada vez mais do marido que, entretanto, se inscreve num ginásio. É aqui que ele conhece Gina, a mulher que lhe vai agitar a vida e o seu casamento.
Quando descobre o caso do marido, Elinor sai de casa, mas Ted não quer desistir do casamento. Entretanto, descobre que a amante tem um filho. Toby revela-se um miúdo problemático mas, e ao contrário do que sucede com os outros namorados da mãe, gosta de Ted e quer que este se case com Gina.
Ted convence a mulher a regressar a casa e quando tudo parece estar a voltar ao normal, Elinor descobre que o marido dá explicações de Matemática a Toby. Elinor decide que se quer divorciar até que, descobre que aquilo por que ela tanto lutou nos últimos anos aconteceu…está grávida. Quando soube da novidade Ted deixou Gina e o filho para regressar para junto de Elinor…
Mas não vou adiantar muito mais sobre a história senão perde a graça… apenas digo que os acontecimentos seguintes vão proporcionar mais algumas surpresas na história.
No fundo, a história do casal Mackey retrata uma das realidades que muitas vezes encontramos no nosso quotidiano. A tentativa desesperada de alguns casais em conseguir conceber, os tratamentos físicos a que se sujeitam e que afectam, tanto a mulher como o homem, em termos psicológicos, a pressão dos amigos e familiares, os sentimentos que se alteram e, por vezes, uma terceira pessoa no caminho (como foi o caso de Gina) e que abala ainda mais a relação.
Gostei da história em si, à excepção do seu desfecho. Esperava sinceramente que o desenlace fosse outro.
Talvez tenha sido propositado por parte da autora, de forma a criar um pouco de suspense no leitor, ou até, “obrigá-lo” a meditar um pouco sobre o desfecho que gostaria que esta história tivesse.

Classificação: 4/5

0 Comments: