terça-feira, 3 de março de 2009

Conferência sobre Isaiah Berlin

O Governo Civil de Aveiro realiza amanhã, dia 4 de Março, uma conferência no âmbito do centenário do nascimento do filósofo britânico Isaiah Berlin (1909-1997). O evento vai decorrer no Salão Nobre do Governo Civil, a partir das 18 horas e destina-se ao público em geral.
Esta conferência tem como objectivo contribuir para a divulgação do pensamento deste importante filósofo britânico do século XX.
Nascido em Riga, em 1909, no seio de uma família de abastados mercadores de madeira, de origem judaica, Isaiah Berlin viveu a sua infância numa zona de confluência russa e alemã. Aquando do início da I Guerra Mundial a sua família mudou-se para Petrogrado, onde continuou a sua aprendizagem do Talmude, alicerçada na Enciclopédia Judaica, e se iniciou na leitura dos grandes clássicos russos e alemães. Em 1921 a família Berlin muda-se novamente, desta feita para Londres. A aprendizagem da língua inglesa torna-se necessária e, com ela, Isaiah Berlin começa a sua familiarização com a tradição britânica.
Figura maior da filosofia inglesa do século XX, Isaiah Berlin ocupou a cátedra de Teoria Social e Política da Universidade de Oxford. Foi, aliás, nesta universidade que se formou, leccionou e viveu a maior parte da sua vida adulta. Notabilizou-se pela conquista do prémio John Locke em filosofia.
A II Grande Guerra viria interromper o percurso académico de Berlin conduzindo-o aos Estados Unidos onde, por cerca de cinco anos, ficaria ao serviço do Foreign Office. Durante este período, as suas funções diplomáticas levaram-no a travar conhecimento com as elites políticas e intelectuais americanas, e a qualidade dos relatórios que enviava regularmente para Whitehall despertou a atenção do próprio Winston Churchill. Uma vez finda a Guerra, Isaiah Berlin manteve-se ao serviço da diplomacia inglesa acabando por ser colocado em Moscovo por um ano onde procurou entrar em contacto com o que restava dos círculos intelectuais moscovitas. Isaiah Berlin acabaria por tornar-se bastante próximo de Boris Pasternak – tendo sido dos primeiros a ler o manuscrito de Doutor Jivago -, e de Anna Akhmatova – que lhe dedicaria o Cinque.
Regressado a Oxford, Berlin retoma a docência e escreve dois dos seus ensaios mais importantes: Political Ideas in the Twentieth Century e Historical Inevitability. É também durante este período que recupera e solidifica o seu interesse pela história das ideias e se inicia no estudo de Vico e Herder – personagens centrais no universo filosófico de Berlin e determinantes no desenvolvimento da sua filosofia pluralista.
Como oradores, vão estar presentes na conferência os professores universitários João Carlos Espada, João Pereira Coutinho e José Tomaz Castello Branco.

OS ORADORES

João Carlos Espada
Doutorado pela Universidade de Oxford e professor catedrático de Estudos Políticos, bem como Director do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Dirige a revista trimestral Nova Cidadania e preside à secção portuguesa da International Churchill Society. É membro fundador da direcção da European Partnerhsip for Democracy e do conselho editorial do Journal of Democracy, bem como do comité executivo da Michael Oakeshott Association. Desde 2006 que exerce as funções de consultor para assuntos políticos do Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, tendo desempenhado funções similares no primeiro mandato presidencial do Dr. Mário Soares (1986-1991).

João Pereira Coutinho
Formado em História, na variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doutorou-se em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, onde também ensina como professor auxiliar convidado. Colabora regularmente com a imprensa nacional e estrangeira. Publicou os volumes de crónicas Vida Independente (2004) e Avenida Paulista (2007; edição brasileira pela Record em 2009).

José Tomaz Castello Branco
Licenciado em Direito, pela Universidade Lusíada, é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (Dissertação: Liberdade vs. Pluralismo: O Pensamento Político de Isaiah Berlin na Génese de um Novo Conceito de Liberdade), encontrando-se em fase de conclusão do doutoramento. É bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É docente no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, onde lecciona Teoria Política Contemporânea e Regimes e Sistemas Políticos.

0 Comments: