quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

"Uma cozinha no Douro" recebeu dois “Gourmand World Cookbook Awards”

O livro "Uma Cozinha no Douro", da autoria de Celeste Pereira e Rui Paula, foi editado em Novembro pela QuidNovi e recebeu recentemente, em Londres, o “Gourmand World Cookbook” para a Melhor Primeira Obra e para a Melhor Fotografia, de autoria de Nelson Garrido.
Os dois galardões atribuídos ao livro "Uma cozinha no Douro" foram o passaporte para estar na final do prémio “Best in the World”, cujo resultado será conhecido no próximo mês de Maio.
"Uma Cozinha no Douro" foi editado em inglês e português e além de receitas do cozinheiro Rui Paula, inclui textos sobre a gastronomia duriense de autoria de Celeste Pereira.
Rui Paula conta actualmente com 40 anos. Iniciou a sua actividade como cozinheiro aos 26 anos no restaurante Cepa Torta, em Alijó. No concurso "Gastronomia com Vinho do Porto", organizado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e pela revista Inter Magazine, já amealhou três medalhas de ouro, uma em 2005 e duas em 2007, e duas de prata em 2001 e 2003.
No ano passado o seu restaurante D.O.C., localizado no cais da Folgosa em Armamar, foi distinguido com o Garfo de Ouro, do anuário "Boa Cama, Boa Mesa", editado pelo jornal "Expresso". Esta distinção colocou-o entre os 10 melhores restaurantes de Portugal.
Nos “Gourmand Awards 2008”, cujo prazo para entrega de livros ocorreu a 15 de Novembro último, participaram um total de 102 países, sendo que 101 concorreram para a categoria de livros de cozinha e 43 para a categoria de livros sobre vinhos. Segundo dados da organização do evento, em 2008, foram recebidos mais 15% de livros do que na edição anterior.

2 Comments:

Paula said...

Passei para avisar que têm um prémio no meu blogue.
:)

Maria Manuel Magalhães said...

Obrigada pela distinção.É bom saber que já temos algumas pessoas atentas a este blog, que é recente.