quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Morreu o escritor sudanês Al-Tayyeb Salih

O escritor Al Tayyeb Salih faleceu hoje em Londres, aos 80 anos, após doença prolongada. O romancista sudanês tornou-se um dos nomes mais consagrados da literatura árabe.
Oriundo de uma família de agricultores, a sua intenção era seguir as pegadas do pai. Contudo, licenciou-se em Literatura e especializou-se na área do jornalismo. Após um breve período em que trabalhou como professor, mudou-se para Londres onde trabalhou na BBC, no Serviço Árabe daquela estação. Na sua carreira profissional exerceu ainda os cargos de director geral de informação no Qatar, no Golfo Pérsico, e representou a UNESCO também no Golfo Pérsico.
De Al-Tayyeb Salih está traduzido em português, pela editora Cavalo de Ferro, o romance "Época de migração para norte", que o tornou mundialmente conhecido e que a UNESCO integrou na sua Série de Obras Representativas da Humanidade.
Em 2001, “Época de migração para norte” foi seleccionada por um painel de escritores e críticos árabes como o romance árabe mais importante do Século XX, sendo ainda hoje uma obra proibida em diversos países do Médio Oriente e de África, por alegadamente conter cenas sexualmente explícitas.

0 Comments: